Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Como Gerenciar Sua Reputação Online Quando se Procura um Novo Emprego | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Como Gerenciar Sua Reputação Online Quando se Procura um Novo Emprego

A consolidação da tecnologia da informação como o meio mais rápido para obter e enviar informações dos mais variados formatos e tipos, fez com que a pesquisa de qualquer tema seja realizada na internet, inclusive sobre a sua reputação online.

Hoje, podemos pesquisar e saber praticamente tudo de modo remoto, desde o melhor modelo de carro, o livro que queremos ler, as notícia de hoje, as notícias de ontem, vender o que não queremos mais e por fim, buscar por um emprego novo e saber mais sobre a empresa que desejamos trabalhar.

Além do acesso à informação, podemos compartilhar e opinar sobre quase tudo de maneira livre e irrestrita online.

E nesse ambiente social online, a reputação de um produto, serviço, empresa e pessoa pode ser construída e destruída em questão de segundos com comentários negativos e descontentes – mesmo que sejam injustos e irreais.

A reputação online

A reputação está diretamente ligada com a confiança que temos em algo ou alguém. Se confiamos, a nossa interação tende a ser positiva. Se não confiamos, a nosso interação tende a ser negativa.

Sabendo da importância da reputação e confiança no mundo dos negócios modernos, Fred Reichheld criou uma métrica para avaliar o quão satisfeitos e leais os clientes de uma empresa são.

Reichheld criou o Net Promoter Score ou NPS em 2003 que, resumidamente, se baseia nas respostas a pergunta quantitativa simples e rápida:

“Em uma escala de 0 a 10, o quão você indicaria a empresa ou serviço para os seus amigos e familiares?”

A mesma importância que as empresas dão a sua reputação online também deve ser dada por aqueles que buscam um novo emprego.

Reputação e confiança muitas vezes podem ser os fatores decisivos para a tomada de decisão em várias áreas, inclusive na escolha de um candidato em um processo seletivo profissional.

A busca por um novo emprego nos dias de hoje

Buscar um novo emprego nos dias de hoje, quase sempre quer dizer buscar e se aplicar aos anúncios divulgados online.

Com sorte, depois de algumas etapas, se tudo der certo, se chega a uma entrevista final e por fim, a tão sonhada oferta de emprego.

Porém, é importante entender que o desafio máximo de recrutadores e selecionadores no momento não é encontrar um candidato. É qualificá-lo.

Por isso, cada vez mais as empresas estão se certificando da idoneidade dos candidatos e isso passa pela sua verificação da reputação online.

E mais do que apenas verificar o perfil do candidato no Linkedin, as empresas provavelmente lerão os seus perfis no Linkedin, Twitter e demais mídias sociais.

Além disso, certamente buscarão o seu nome e demais referências no Google para aprender tudo o que for possível sobre o candidato.

Portanto, coisas estranhas e duvidosas, que coloquem em xeque as habilidades e comportamentos do candidato podem ser fatores preponderantes para excluir um candidato de um processo seletivo, mesmo que seja na fase final.

Sendo assim, é extremamente importante gerenciar a todo o tempo o que está sendo publicado, compartilhado e dito sobre você na internet.

Existe uma série de aplicativos e programas que ajudam no gerenciamento da sua presença e reputação online, mesmo assim, nós aconselhamos que você preste atenção nos seguintes itens abaixo:

Tenha uma presença online confiável

O seu perfil no Linkedin deve estar completo, com uma seção de resumo clara e concisa, e conter as realizações associadas a cada uma das suas passagens profissionais.

Acumule compartilhamentos de sites ou blogs que tratem de assuntos voltados a sua área de atuação ou negócio, ou que tenham tido alguma contribuição real sua.

Em tópicos relevantes de discussão, faça e responda perguntas inteligentes e interessantes, que contribuíram para a construção de uma imagem profissional positiva.

Livre-se das coisas duvidosas

Esse item é controverso e muitas vezes polêmico. Sabemos que os nossos perfis online privados não deveriam ser levados em conta em um processo seletivo profissional, mas infelizmente não é o que vemos por aí.

Para se resguardar de qualquer má interpretação, retire dos seus canais de exposição online toda e qualquer foto, mensagem ou item que possa ser considerado comprometedor, que possa ser mal interpretado – interpretado como malicioso ou socialmente inaceitável.

Todo tipo de registro pode ser usado contra você – sem você saber, é claro – mesmo que tenham sido registrados em férias ou outro momento não profissional e corporativo.

Existem duas questões simples por trás deste concelho:

  • O duvidoso pode significar risco. E o que uma empresa menos deseja é assumir um risco desnecessário;
  • Raramente um entrevistador vai assumir que “stalkeia” um candidato, que ele busca o perfil do candidato no Facebook, Instagram e outras mídias sociais para saber mais ele. Assumir isso é entrar em um caminho de discussões que o entrevistador não quer entrar.

Mantenha o LinkedIn profissional

Outro ponto polêmico. Algumas pessoas usam insistentemente o Linkedin para postar coisas pessoais ou não relacionadas a negócios ou mesmo na área em que atuam. Mandam correntes, imagens e frases motivacionais, desabafos e coisas do tipo.

Usam o Linkedin como usam o Facebook e os propósitos das duas ferramentas são distintos: o Facebook é uma ferramentas de relacionamento pessoal enquanto o Linkedin é uma ferramenta de networking profissional.

Se um candidato não sabe a diferença e o propósito de um e de outro, isso pode pesar negativamente contra ele dependendo do que ele expõe.

Por isso, inclusive, muitos profissionais vêm utilizando o conceito de storytelling nos seus perfis, obtendo uma grande quantidade de interações com outros usuários.

São dezenas, centenas e às vezes milhares de curtidas, compartilhamentos e comentários que movimentam a timeline de muitas pessoas ao mesmo tempo.

Mas a pergunta é: esse tipo de ação é relevante para o público que se deseja atingir ou é apenas entretenimento para ocupar o dia?

Rastreie-se

O Google Alerts permite que você crie alertas para diferentes temas, como por exemplo, ser informado se alguém procurou as diferentes versões de seu nome, artigos ou blogs escrito por você, ou qualquer outro tema e assunto, de graça.

À medida que o Google rastreia continuamente a internet, ele irá alertá-lo sempre que qualquer um de seus itens de pesquisa for encontrado em um novo post ou site e fornecer o URL para verificação.

Nem precisamos dizer que o Google Alerts DEVE ser usado para buscar posições que não estão anunciadas no Linkedin, né?

Essas são táticas simples, mas que poderão ajudar na busca por um novo emprego de maneira rápida e funcional, uma vez vão expor o seu perfil de uma maneira verdadeira e positiva.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *