Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Como aproveitar o clima de copa do mundo para aumentar o engajamento das suas equipes | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Como aproveitar o clima de copa do mundo para aumentar o engajamento das suas equipes

Aumento de faltas, dispersão no trabalho, queda na produtividade… Seja você um fã de futebol ou não, a verdade é que todo gestor que já enfrentou a gestão de equipes durante uma Copa do Mundo já deve ter passado por dificuldades como essas, principalmente quando consideramos que a paixão pelo esporte faz parte do cotidiano brasileiro.

Imagine o cenário: dia de jogo da seleção. Diversos funcionários apresentam atestado. Outros estão claramente alheios às suas funções enquanto tentam acompanhar o jogo disfarçadamente pelo celular. No dia seguinte, alguns chegam atrasados. Tudo isso parece familiar?

O que muitos gestores negligenciam, no entanto, é que a ocasião pode ser uma excelente forma de engajar equipes, trazer um clima positivo para a organização e melhorar o rendimento dos colaboradores.

O pesadelo de todo RH é a falta de engajamento e satisfação no ambiente de trabalho, e a Copa do Mundo é uma oportunidade para usar a emoção dos jogos para unir pessoas e permitir que elas se relacionem com seus colegas fora das tarefas e condições normais de suas funções.

Se você quer descobrir como, acompanhe esse artigo para saber mais.

LEIA TAMBEM: Como os vieses inconscientes afetam seus processos seletivos

Brasil: o país do futebol

Quando se fala de cultura brasileira, é impossível deixar de lado a paixão pelo futebol que caracteriza o país. Embora o esporte tenha origem britânica, hoje ele faz parte do nosso dia a dia: crescemos jogando ou acompanhando campeonatos diversos com nossos amigos.

Historicamente, alguns pesquisadores acreditam que o título de “país do futebol” surgiu na década de 70, depois da conquista do tricampeonato, mas outros afirmam que a expressão já era utilizada antes.

Fato é que nossos jogadores se destacam no mundo, com nomes de peso como Pelé, Garrincha, Neymar, Marta… E aqui no país a febre pelo futebol conecta pessoas, atravessando barreiras de classe, raça e gênero.

Essa paixão, também pode ser, no ambiente de trabalho, motivo para aumento do absenteísmo em dias de jogo, da falta de concentração nas atividades e daí por diante, o que pode ser um problema.

Porém, essa mesma paixão pode ser utilizada para criar um ambiente fantástico dentro da empresa, animando sua equipe, engajando colaboradores e criando um sentimento de time, pertencimento e empolgação que pode melhorar seus resultados.

Por que sua empresa deve aderir ao espírito da Copa?

Uma pesquisa da Watch & Act chamada A lógica do compromisso: uma alavanca essencial para a mudança mostrou que a gestão do comprometimento de colaboradores pode aumentar o rendimento em até 300%, aumentar a inovação em 250%, reduzir o número de faltas em 37%, aumentar vendas em 370% e reduzir erros em 41%.

Isso acontece porque colaboradores engajados e comprometidos estão sempre em interação com seus chefes, recebendo feedbacks e alinhando-se ao propósito da empresa; estão motivados, pois entendem que as metas da organização são suas; se concentram melhor pois sabem que são fundamentais para os resultados e oferecem um trabalho de qualidade pois gostam do que fazem e trabalham em equipe.

Medidas para engajar suas equipes durante a Copa do Mundo

Talvez você esteja se perguntando como, na prática, pode tomar medidas que possam de fato engajar os colaboradores. Separamos aqui algumas delas:

Horário flexível

Uma das medidas que podem ser adotadas é permitir maior flexibilidade durante a Copa do Mundo. Sair mais cedo, chegar mais tarde ou mesmo trabalhar em regime de home office durante dias de jogo pode deixar sua equipe animada e comprometida.

Se não for possível oferecer isso a todos, você pode oferecer essa flexibilidade como um prêmio por rendimento, o que fará com que os colaboradores se esforcem mais para ter o dia livre.

Deixe que os funcionários assistam ao jogo

Não pense que deixar os funcionários assistirem ao jogo vai fazer com que eles grudem na TV e esqueçam de suas tarefas. É preferível que eles tenham acesso às partidas, porque assim não precisarão ficar olhando furtivamente para o celular ou se ausentando de seus postos para verificar o placar.

Se há uma TV onde possam vê-la com facilidade, sua equipe vai continuar o trabalho e ainda prestar atenção aos comentários. Caso a televisão não seja possível, outra solução é ouvir os jogos através de uma rádio. Deixe claro, no entanto, que a cobrança por resultados permanecerá a mesma.

Entre no espírito da Copa

A Copa do Mundo acontece só uma vez a cada quatro anos, então essa é uma oportunidade de criar momentos especiais com seu time. Entrar no espírito da Copa muda o clima organizacional: é possível decorar o ambiente de trabalho com bandeiras e/ou relaxar o código de vestimenta e permitir que usem camisas de futebol.

Ambientes descontraídos estimulam o pensamento criativo e boas ideias, além de permitir que as pessoas estejam abertas a novas conexões que ultrapassam as afinidades que se formam no dia a dia de trabalho.

Conclusão

A Copa do Mundo pode ser vista como uma excelente oportunidade para transformar o ambiente de trabalho em um espaço agradável e positivo para suas equipes. Ainda dá tempo de tomar medidas para aproveitar o momento e engajar seu time.

Gostemos ou não, a Copa vai invadir nosso local de trabalho, então é de se esperar que os corredores e departamentos estejam dominados por conversas sobre os jogos, sem contar em toda a ansiedade acompanhando os resultados durante o expediente.

O futebol pode ser um excelente quebra-gelo, aproximando colaboradores independente de seus cargos e departamentos, pois à medida em que discutem os jogos, acabam aprendendo mais uns sobre os outros, economizando tempo e implementando soluções mais eficazes.

Não tenha medo: isso não vai ser um desperdício de tempo e recursos. Claro, pode ser que um relatório demore um pouco mais para ficar pronto por conta de um jogo em curso, mas há muito mais a se ganhar abraçando a competição.

A satisfação de fazer parte de uma equipe animada, em uma empresa que sabe aproveitar a febre da Copa com empolgação, pode ser o que sua organização precisava para melhorar o clima organizacional e atrair e reter talentos. Afinal, lembre-se: uma equipe engajada e satisfeita significa potencialização de resultados.

SAIBA MAIS: COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL PODE AFETAR OS RESULTADOS FINANCEIROS DA SUA EMPRESA

Um abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *