Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Os Impactos Nos Processos Seletivos Por Causa do Coronavírus | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Os Impactos Nos Processos Seletivos Por Causa do Coronavírus

processos seletivos coronavírus

Algumas semana atrás, o Brasil foi atingido em cheio pela pandemia do coronavírus e os processos seletivos estão sendo impactados.

Antes, o vírus que parecia somente uma ameaça longínqua vinda do oriente, se tornou real e está afetando a vida de todas as pessoas.

Isolamento, consequências e os processos seletivos

Como sabemos, a principal medida de proteção adotada nesse momento difícil é o de isolamento físico e isso gera consequências diretas para a nossa economia.

E se afeta a economia, afeta as empresas. Consequentemente, se afeta as empresas, afeta o mercado de emprego.

Nesse cenário inesperado e caótico, como ficam então os processos seletivos? 

É difícil ter uma resposta certeira e geral para todos os casos. A semana passada foi bem intensa e muitos de nós entraram em pânico e em estado de alerta.

Porém, antes de mais nada, calma.

É cedo para qualquer pessoa dizer o que será do nosso futuro. As brasilidades tão nossas impedem que possamos prever qualquer coisa além de 2 ou 3 dias a diante. 

O Brasil não é para amadores e isso cobra o seu preço.

De modo geral, todo tipo de atividade ou negócio que permite trabalho remoto sem perda significativa da produtividade, manteve os seus processos seletivos ativos e as contratações seguem a todo o vapor com apoio da tecnologia.

Contudo, ainda existem determinados setores em ajuste para que o home office seja implantado e mais, há áreas em que o trabalho remoto é inviável.

Nesses negócios, os processos seletivos tendem a se comportar de maneira imprevisível e muito particular. 

Até o presente momento há três cenários nos mais diversos setores e níveis de contração.

Processos seletivos em fase inicial

A fase inicial de um processo seletivo envolve as etapas de triagem, primeiros contatos online e até a primeira ou segunda entrevista realizadas antes da segunda-feira passada, dia 16/04. 

Esses processos tendem a ter a sua velocidade diminuída e serem suspensos por um período indeterminado até que as coisas voltem ao normal ou cancelados.

Processos seletivos em fase intermediária

São os processos seletivos que já avançaram pelas etapas de triagem, primeiros contatos feitos (incluindo as primeiras entrevistas) e se encaminham para as últimas validações, que podem ser com clientes internos, pares ou mesmo com o gestor da posição. 

Esses processos tendem a ser suspensos, inicialmente por 20 a 30 dias, até que a situação do país seja mais clara e os empregadores possam tomar alguma decisão com o mínimo de risco.

Processos seletivos em fase final

Estes são os processos seletivos onde as últimas etapas de avaliação já foram concluídas ou estão bem próximas disso.

Dois cenários

Cenário 1:

Se as etapas finais já foram concluídas, é quase certo que a empresa já tenha escolhido o seu candidato finalista e a próxima etapa é a oficialização da carta oferta. 

E aqui também temos dois cenários: se a carta oferta foi oficializada ao candidato, o processo caminha para um final positivo e basicamente, o candidato escolhe se a aceita ou não. 

Porém, se a carta oferta ainda não foi oficializada, existe chance de revisão do processo, podendo ser suspenso por 2 a 3 semanas (é improvável processos seletivos nesses contextos serem cancelados). 

Cenário 2:

Se as etapas finais não foram concluídas, as chances de pausa ou cancelamento ainda existem. 

As “etapas finais” referem-se a etapa que vem antes da última entrevista, a última entrevista e a coleta de referências profissionais. Dado o caos, a conclusão dessas etapas pode trazer lentidão inesperada.

O que os candidatos podem fazer?

Mantenha a calma

Muitas empresas não têm a menor ideia de como os seus negócios irão reagir a essa nova realidade e alguns líderes estão tão apavorados quanto você. Então, calma.

Fique disponível para contato

É importante se manter disponível para contato, seja por telefone ou meios online. 

Por mais que os processos possam ser mais lentos que o normal nessas 2 ou 3 semanas, algumas etapas podem (e devem) acontecer por intermédio da tecnologia. 

Entrevistas por telefone ou videoconferência são exemplos. Não suma.

Faça um acompanhamento

Se você tem algum tipo de contato com quem está realizando o processo seletivo, seja ele RH, consultoria ou mesmo uma máquina, peça algum tipo de orientação sobre quais e quando serão as próximas etapas do processo. 

Isso serve para lhe dar visibilidade sobre os próximos passos e aplacar a ansiedade. Anote todas as informações e as use a seu favor. 

Se as próximas etapas implicam em testes ou assessments, se prepare para eles. 

Próximo a data informada de uma nova etapa, entre em contato (gentilmente) com quem lhe deu informações e veja se temos novidades. Lembre-se, o que queremos nesse momento é visibilidade sobre como as coisas estão.

O que as empresas podem fazer?

As empresas têm um papel fundamental na dinâmica dos processos seletivos em meio ao momento que estamos vivendo. 

E assim como os candidatos, é necessário manter a calma e pensar bem sobre os próximos passos. Momentos como esse testam a força da cultura, a identidade das empresas e o caráter dos seus líderes.

Não adianta investir em employer branding e candidate experience se em momentos como esse tudo é jogado pela janela em benefício próprio.

Transparência 

Comunique com clareza e agilidade. Fale a verdade. Mais vale uma resposta negativa do que uma não resposta. 

Todos nós sabemos das atuais dificuldades e compreenderemos se os processos forem congelados ou cancelados. 

Além de usar os canais predeterminados para a comunicação, se for preciso, use o whatsapp ou mesmo ligue para os candidatos explicando a situação. 

Use a tecnologia

Skype, Zoom, IA, onboarding remoto e mais um tanto de tecnologias que estão ao nosso dispor podem ajudar nas diversas etapas dos processos seletivos, desde a divulgação da posição até a admissão. 

Do que adianta investir rios de dinheiro em IT e não usar quando se mais precisa?

Uma informação interessante sobre home office: o número de pedidos de compra de laptops subiu tanto nas duas últimas semanas que corre-se o risco da demanda não ser suprida!

Tanto empresas quanto candidatos precisam entender que todos estamos aprendendo com essa nova situação e que apesar dos pesares, conseguimos enxergar um prazo de validade para todo esse sofrimento. 

Maio? Setembro? Outubro talvez? A data exata não sabemos, mas tão certo como chegou, o coronavírus vai embora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *