Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Estilos de liderança: 6 Tipos que acabam com o entusiasmo no trabalho | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Estilos de liderança: 6 Tipos que acabam com o entusiasmo no trabalho

Um dos assuntos mais importantes quando falamos de carreira e desenvolvimento profissional são os estilos de liderança.

Existem diversos estilos de liderança, que variam de acordo com o mercado em que atuam e a cultura corporativa. No entanto, ao longo dos anos, pesquisadores classificaram os estilos de liderança em seis diferentes categorias distintas.

Todos eles têm seu lugar no mundo profissional, incluindo aqueles que são menos desejáveis, especialmente porque certas situações exigem que um líder seja capaz de implementar diferentes estilos de liderança – por exemplo, um estilo de liderança autoritária é mais útil durante certas situações de crise onde as decisões precisam ser tomadas rapidamente.

No entanto, isso não significa que todos os estilos de liderança sejam efetivos no cotidiano.

Vamos abordar alguns dos principais estilos de liderança que devem ser utilizados com moderação, já que seu efeito nos colaboradores e equipes podem ser prejudiciais a médio e longo prazo.

Estilos de liderança

1) Liderança tirânica ou coerciva

Esse estilo de liderança quer que as coisas sejam feitas, e sejam feitas agora e sem desculpas. Se assemelha bastante a um sargento durão do exército: inflexível, objetivo e insensível.

O líder coercivo dará as instruções detalhadamente, garantindo que não haja erros. Porém, se houver erros, eles terão sérias consequências negativas.

Muitas vezes, os líderes tirânicos, tem o objetivo de desenvolver liderados eficientes, mas no final, eles acabam criando uma atmosfera de medo, tensão e apreensão que impedem com que os seus liderados se desenvolvam em sua plenitude.

Além disso, o tipo de liderança tirânica acaba sufocando e sobrecarregando os liderados a tal ponto que frequentemente eles desistem ou simplesmente estagnam no seu desenvolvimento profissional.

2) Liderança autoritária

Esse tipo de líder tem o controle de tudo, toma todas as decisões sem aceitar ideias ou sugestões de outras pessoas.

Dessa forma, esse estilo de liderança tende a ter muitas regras, ser centralizador e atuar no modo “micromanagement”, onde o líder supervisiona de perto se os seus liderados estão fazendo as coisas da maneira como ele deseja (o que não quer dizer da melhor maneira possível).

Além disso, esse tipo de líder desencoraja novas ideias e criatividade, (e muitas vezes, diante de uma ideia inovadora de terceiros, assume que a ideia é sua), levando os geridos a ficarem insatisfeitos, pois não conseguem fazer contribuições significativas ao seu local de trabalho, não tem o mínimo de atenção e gestão que contribua com o seu desenvolvimento.

Muitas vezes, a liderança autoritária é vista como uma espécie de ditadura.

3) Liderança exploratória

O líder explorador tem total falta de confiança em seus liderados e não mostra nenhuma preocupação em seu bem-estar ou desenvolvimento profissional.

Embora esse tipo de liderança possa parecer com o estilo de liderança tirânica, ele alcança o resultados com base na exploração do medo e ameaças aos seus funcionários, criando um ambiente negativo e estressante.

Quase sempre um líder explorador, ao contrário do líder tirânico, não sabe como chegar aos resultados, ele delega aos seus liderados a responsabilidade pelo resultado e apenas os ameaça caso não entreguem o que se espera deles.

4) Liderança Laissez-Faire

“Laissez faire” é parte da expressão em língua francesa, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”. O oposto dos outros estilos de liderança.

Esse tipo de líder não opina e contribui muito pouco, ou nada, no dia a dia dos liderados. Ele mostra um alto grau de confiança nos seus liderados, deixando-os fazer aquilo que acharem melhor, tanto estratégica quanto operacionalmente.

No entanto, devido a falta de direcionamento, participação e reconhecimento, esse estilo de liderança acaba deixando os liderados frustrados, desmotivados e muitas vezes confusos sobre a real importância da sua função e papel.

Como saber qual estilo de liderança você está adotando?

Como mencionado anteriormente, às vezes esses estilos de liderança podem ser efetivos em certas circunstâncias, mas como você pode saber qual estilo de liderança você está usando a maior parte do tempo e como garantir que seja positivo?

Você pode pedir aos seus colegas ou liderados que lhe digam o tempo todo como você está indo como líder, qual é a real percepção deles sobre o seu estilo de liderança – no entanto, tenha em mente que eles podem não se sentir à vontade para lhe dizer a verdade.

Talvez você possa perguntar a um amigo confiável ou mentor para entender o seu estilo de liderança típico. Pergunte-lhes como eles descreveriam sua liderança, como você é no trabalho e como é tipicamente a sua comunicação (verbal e não verbal).

Por isso, para garantir o seu pleno desenvolvimento como líder, de tempos em tempos, tome um tempo livre para alguma autoanálise. Pergunte-se a si mesmo:

  • Eu sou centralizador, autoritário ou mandão?
  • Confio nos meus funcionários para realizar as suas tarefas?
  • Penso que o meu jeito é sempre o melhor caminho?

A resposta a essas perguntas podem ser reveladoras.

Talvez quando você começou a ser responsável por outras pessoas, você entrou em uma situação de crise, adotando um estilo coercivo de liderança para que uma determinada situação ou objetivo fosse alcançado ou voltasse ao controle, ou talvez você fosse novo para ser um líder, então, para se orientar e criar confiança, você assumiu um estilo de liderança de laissez-faire.

Quais foram as respostas? O que elas te revelaram?

Neste ponto, pergunte a si mesmo, os estilos de liderança brevemente listados aqui ainda são necessários?

Em seguida, leve algum tempo para considerar seus liderados:

  • Eles estão felizes?
  • Eles trabalham juntos de forma eficaz?
  • Eles se sentem confortáveis com a sua liderança?
  • Eles estão entusiasmados com suas tarefas e projetos?
  • Qual é o seu grande desafio como líder? Você tem sempre os mesmos problemas como líder?

Se você respondeu “não” a qualquer uma das perguntas acima (salve a última pergunta que pode lhe dar uma visão sobre quais são seus obstáculos a superar como líder), talvez você precise ajustar o seu estilo de liderança para criar um ambiente melhor para seus funcionários.

No dia a dia, existem dois estilos de liderança que podem se tornar efetivos: o estilo consultivo e o estilo participativo de liderança.

5) Liderança participativa ou democrática

Apesar de ser o líder democrático ou participativo a tomar a decisão final, os outros membros são incentivados a contribuir no processo de decisão.

Isto não só aumenta a satisfação no emprego, ao envolver os empregados ou os membros da equipe naquilo que se está a passar, como também ajuda a desenvolver as capacidades de todos.

Os liderados e membros da equipe sentem que controlam o próprio destino e sentem-se motivados para trabalhar com afinco por algo mais do que a mera compensação financeira.

6) Liderança consultiva

O estilo consultivo de liderança funciona de forma semelhante ao estilo participativo ao acolher e implementar a opinião dos funcionários. No entanto, com um estilo consultivo, a opinião dos colaboradores não é válida para todas as áreas e assuntos, mas sim para uma determinada área ou situação.

Literalmente, os colaboradores e as suas opiniões são ouvidos e levados em consideração de forma específica. Encontre qual estilo de liderança funciona para você para que os seus liderados trabalharem na sua potência máxima e de forma sustentável.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *