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Estresse no Trabalho: Saiba Como Lidar | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Estresse no Trabalho: Saiba Como Lidar

estresse no trabalho

O estresse no trabalho é algo que atinge a maioria dos profissionais em algum momento da carreira.

E, como sabemos, o trabalho é essencial para a vida das pessoas. Afinal, é um meio importante para inserção social e formação da identidade individual.

Porém, no mundo contemporâneo, com tantos afazeres, compromissos e reuniões, o trabalho pode acabar se tornando estressante.

Por isso, é de grande importância entender essa questão, pois a qualidade de vida está relacionada, dentre diversos fatores, às expectativas referentes à atividade profissional e também à concretização dos objetivos individuais.

E, para o desenvolvimento nas diferentes áreas da vida humana é primordial que que o tipo de trabalho que você exerça seja positivo e sustentável.

O estresse no trabalho

Seja esporádico, constante ou sazonal, quem nunca passou por momentos de estresse no ambiente de trabalho?

Agora a questão a se pensar é: o que gera este estresse? O trabalho em si? O ambiente de trabalho? Trabalhar para um gestor tóxico? Ou para uma empresa antiética? 

Como você pode ver, existem diversos fatores que ocasionam o estresse no trabalho e a empresa americana Monster realizou uma pesquisa justamente a respeito deste assunto!

Pesquisa da Monster Jobs

De acordo com os resultados da pesquisa, a parte mais estressante do trabalho para 25% dos entrevistados refere-se à política do escritório, ou seja, a concorrência e o relacionamento com diretores, gestores e colegas.

Além disso, a falta de segurança no ambiente de trabalho é outro fator que também foi dito por 25% dos profissionais entrevistados.

Para completar os resultados da pesquisa:

  • 20% falaram sobre a carga de trabalho;
  • 4% falaram sobre o cumprimento de prazos;
  • 4% falaram sobre realizar trabalhos dentro dos orçamentos existentes (budget);
  • 23% falaram que nenhuma das respostas anteriores.

Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho?

Com base nos três fatores mais escolhidos na pesquisa anterior (política do trabalho, insegurança e carga de trabalho), vamos explicar a seguir como lidar com o estresse no ambiente de trabalho.

Dessa forma, você conseguirá se concentrar mais em seu emprego, bem como irá aproveitá-lo da melhor forma possível (e claro, sem muito estresse).

Política do trabalho

Quando falamos da política do trabalho, basicamente estamos nos referindo a: como as coisas acontecem na empresa, como as relações entre cada área ocorrem e como os profissionais se relacionam entre si e com as áreas das empresas.

Nesse caso, o que acontece muitas vezes é que a política no ambiente de trabalho não é uma questão fácil e clara de entender. Sendo assim, é fundamental observar tudo e atentamente.

Dessa forma, ao observar, por exemplo, os processos e as dinâmicas das relações no seu trabalho, você começará a olhar para todos e claro, para si mesmo.

Com isso, você poderá se autoavaliar e ver a maneira que tem participado em seu trabalho. Ou seja, se fala demais quando deveria ficar calado ou se fica mais resignado e calado quando deveria expor seu ponto de vista…

Além disso, um outro aspecto ainda neste contexto é quando a empresa atinge os objetivos e prospera, mesmo que a política não esteja lhe fazendo bem. 

Provavelmente as coisas não mudarão, mesmo que não esteja sendo saudável para você. Nesse caso, fazer exercícios depois do trabalho ou praticar yoga podem ser caminhos para você seguir.

Agora quando o estresse é frequente e deixa você frustrado, esgotado e exausto, a opção é buscar um outro emprego, onde a política do trabalho seja mais alinhada com você e com seus valores.

Insegurança

Em muitas empresas, um ambiente de trabalho inseguro é gerado principalmente por causa de problemas de comunicação entre a liderança e os liderados.

Como consequência disso, os liderados têm a impressão de que a empresa está desgovernada/perdida e que, dessa forma, poderá a qualquer momento se acidentar e deixar de existir.

Além disso, um outro aspecto neste contexto é a respeito da incerteza quanto a profissão. “Será que um robô irá me substituir?”.

Nessas situações o melhor a se fazer é conversar com o líder da empresa ou com seu gestor, de maneira clara e sincera.

Assim, mesmo que as respostas deles não sejam as que você deseja ouvir, as situações serão compartilhadas e conhecidas por todos os colaboradores da empresa.

E claro, mantenha-se atualizado sobre a atividade que você exerce, estude, faça cursos e esteja por dentro da profissão e das próximas tendências que serão importantes. Nenhuma profissão desaparece ou surge de uma hora para outra.

Carga de trabalho

Para finalizar, a carga de trabalho. Em algum momento de sua carreira você já pensou que está trabalhando demais? Se não, ainda vai pensar. É normal.

Agora a grande questão aqui é compreender se essa carta de trabalho alta é rotineira ou sazonal.

Nesse caso, um dos principais caminhos para resolver essa situação é conversar com seu líder/gestor a respeito do volume de trabalho. Ou seja, diga e ele que está contraproducente e insustentável.

Dessa forma, o seu líder/gestor poderá buscar maneiras para que a sua carga de trabalho seja diminuída, por exemplo, contratando um novo colaborador ou um assistente temporário. 

É claro que essa seria uma ótimo resolução, mas como sabemos, infelizmente isso nem sempre acontece e se acontece, não é na velocidade esperada. 

Como consequência disso, surge irritação, cansaço, pouco tempo para dormir, se alimentar, ficar com a família… E isso não é bom para nenhum colaborador. 

Portanto, se esse for o seu caso procure uma nova oportunidade no mercado de trabalho, pois um profissional que não está com a saúde em dia, tanto fisicamente, quanto psicologicamente, acaba não sendo tão produtivo.

E se você está em uma empresa onde você sai esgotado e não tem energia para se dedicar a fazer aquilo que gosta, o melhor é respirar novas ares.

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