Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Intraempreendedorismo: O Que é Qual Sua Importância? | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Intraempreendedorismo: O Que é Qual Sua Importância?

Uma nova exigência das empresas para os profissionais é apresentar competência empreendedoras que possam ser usadas no contexto corporativo. A isso damos o nome de intraempreendedorismo.

Conheça um pouco mais sobre esta nova modalidade de competências e saiba como se aperfeiçoar para ter mais chances no mercado de trabalho.

O que é o intraempreendedorismo?

Você sabia que é possível empreender não apenas com um negócio próprio, mas também do emprego formal dentro de uma empresa, na vida pessoal e até mesmo em causas sociais?

O espírito empreendedor pode compreender diferentes contextos, seja profissional, pessoal ou social.

Até comum dizer que antes da pessoa empreender no mercado, ela já deve aplicar estas competências e práticas do empreendedorismo na busca de resultados na sua vida própria.

Pensando nisso, muitas empresas têm focado em valorizar o intraempreendedorismo e os profissionais com as competências empreendedoras disponíveis no mercado.

Valorização

Por intraempreendedorismo, entende-se a valorização de profissionais empreendedores, do empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro do contexto da organização.

É aproveitar as competências empreendedoras dos profissionais de diferentes funções nos processos da empresa como um diferencial competitivo.

Cultura organizacional

Esta proposta deve estar bem definida e integrada na cultura organizacional para ter efeito.

De nada adianta um profissional muito criativo e inovador, capaz de resolver problemas diversos e tomar decisões assertivas por conta – envolvendo todos os recursos disponíveis para fazer o seu melhor trabalho – se a estrutura da empresa não está preparada para isso e se os recursos não estão disponíveis.

Motivação e aprimoramento

Apesar de ser uma palavra bonita e ter um propósito bem pertinente aos modelos de gestão atuais, é preciso que o profissional tenha chances e seja motivado a empreender na prática cotidiana.

Já o profissional que quer se destacar neste sentido, deve aprimorar as competências empreendedoras, conhecer bem o mercado em que irá atuar e a cultura organizacional da sua empresa para poder oferecer o máximo de resultados e ganhar destaque.

Competências do intraempreendedorismo

As competências empreendedoras servem também ao intraempreendedorismo.

As habilidades tecnicamente são as mesmas, o que muda é o cenário – ao invés de partir para o mercado com uma iniciativa própria, o profissional usa essas habilidades em prol dos objetivos da empresa e da sua função nos processos da empresa.

Vejamos algumas características que o profissional empreendedor deve ter e algumas competências a serem amplamente desenvolvidas:

Capacidade de inovar

As empresas buscam pessoas que optam por “fazer diferente”, de compreender uma necessidade no mercado ou mesmo nos processos internos e oferecer novas soluções.

Ou seja, buscar novas referências e se tornar uma referência no que faz.

Criatividade

Todos temos potencial para sermos criativos. Mas é preciso desenvolver constantemente esta competência humana.

O profissional de alta performance e alinhado ao intraempreendedorismo deve ter propostas criativas para fazer diferente, buscar soluções nem sempre expressas, encontrar saídas que ninguém mais vê.

Capacidade de resolver problemas de forma autônoma

Ser independente e resolver problemas no cotidiano é fundamental para o profissional que empreendem dentro da empresa.

Habilidade de alinhar diferentes recursos em prol de realizações:

Esta é a qualidade máxima de um empreendedor – utilizar todos os recursos a favor do atingimento de resultados. Para isso, é preciso conhecer bem o nicho, o negócio e a estrutura da empresa para fazer o seu melhor.

Visão do todo

O profissional de alta performance precisa ter a visão de todo o processo produtivo e conhecer cada área, reconhecendo onde há problemas e possíveis soluções.

Visão do futuro

As ações têm impacto nos processos em curto, médio e longo prazo. Não se pode se pautar em ações imediatistas e deve-se ter a capacidade de compreender os prazos e as oportunidades em diferentes momentos.

Capacidade de planejamento

Planejar é uma ação essencial do empreendedorismo (e do intraempreendedorismo).

Isso reduz custos, direciona melhor as atividades, dá a capacidade de reconhecer erros e acertos, avaliar ações e tomar melhores decisões, etc.

Habilidade de encontrar saídas diferentes para os problemas

As saídas nem sempre são aparentes. O profissional empreendedor deve usar a criatividade e a visão do todo para encontrar soluções mais interessantes para os desafios e contingências de sua rotina.

E para isso, é preciso sair da zona de conforto.

Comunicação objetiva

Saber se comunicar é muito importante para que o profissional diferenciado e competente possa dar o seu melhor e empreender em sua função. Pode ser um dos diferenciais de contratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *