O que a geração Z espera do mercado de trabalho e também das empresas? Você sabe? Bem, um estudo realizado pela InsideOut Development trouxe informações muito interessantes que respondem essas perguntas.
Quem está dentro da Geração Z?
Antes de começar a falar sobre as informações obtidas, vamos deixar claro o que é a geração Z, que também pode ser conhecida como pós-geração do milênio, referindo-se aqueles que nasceram entre os anos de 1996 e 2010.
De acordo com as projeções, até 2020 a geração Z irá representar cerca de um quarto da força de trabalho global, sendo a geração que mais cresce no mercado de trabalho. Por isso é importante saber o que esses profissionais esperam de seus colaboradores e de suas carreiras!
A pesquisa
A pesquisa citada foi realizada nos Estados Unidos, com pouco mais de mil jovens que estão entre os 18 e 23 anos de idade. Os resultados mostraram que os profissionais dessa geração possuem muita expectativa em relação ao salário, as promoções e oportunidades de desenvolver suas carreiras.
Além disso, a pesquisa trouxe alguns insights muito interessantes para aqueles que irão gerenciar os colaboradores dessa geração, confira:
- 75% deles acreditam que devem ficar em sua primeira posição somente um ano até receberem sua primeira promoção;
- 32% acreditam que devem receber uma promoção em pelo menos 6 meses de trabalho;
- 40% acreditam que ganharão mais de US$100 mil por ano quando alcançarem o auge de suas carreiras;
- 80% acreditam que para conseguirem a carreira de seus sonhos, precisam apenas de um diploma em bacharel;
- Muitos temem não serem bons o suficiente;
- Possuem grandes preocupações em tomar a decisão errada.
Quantos aos gestores, a Geração Z pensa do seguinte modo:
- 75% acreditam que é muito importante a capacidade de treinamento e desenvolvimento do gestor;
- 25% assumem que deixariam uma empresa por causa do gerente que os lidera;
- 60% aspiram cargos de gestão.
O que a Geração Z quer?
- 69% preferem ter um emprego estável do que ter um emprego pelo qual são apaixonados;
- 40% listaram que desejam se sentir seguros e estáveis em seu trabalho.
Dinheiro
A geração Z tem 8% a mais de chances de escolher fazer o que gosta do que ter segurança financeira.
Desenvolvimento da carreira
- 36% da geração Z tem medo de ficarem presos a uma carreira que não oferece oportunidade de crescimento;
- 86% acreditam que perdem seu tempo em tarefas que não estejam ligadas ao seu trabalho principal;
- 80% acham que superar um fracasso os tornará mais inovadores;
- 17% acredita que o fracasso os prepara para novos desafios.
Carreira
- Dois terços da Geração Z possuem como objetivo ser o melhor em sua área, tornando-os a geração mais ambiciosa de todos os tempos;
- 88% estão dispostos a trabalhar muito mais tempo para atingir seus objetivos;
- 72% admitem ser naturalmente competitivos ;
- 75% estão dispostos a ocupar mais de um cargo na empresa, desde que isso acelere sua carreira.
Conclusão
Por fim, concluímos que a Geração Z oferece inúmeros desafios para o setor de recursos humanos. De acordo com os resultados da pesquisa, as áreas mais desafiados serão as de treinamento, desenvolvimento e remuneração.
Além disso, outro desafio também será a equalização dos objetivos profissionais de cada um deles de acordo com as metas da empresa.
E claro que ainda está cedo para traçar metas para acomodar tal geração, mas já é possível entender melhor a realidade que vivemos e pensar em como lidar com isso da melhor forma possível.
Veja o material original: The Ultimate Guide to Generation Z in the Workplace