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Como se Sair Bem em Uma Entrevista Por Telefone? | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Como se Sair Bem em Uma Entrevista Por Telefone?

Por mais virtuais e automáticos que estejam os processos seletivos atuais, a entrevista – seja ela presencial ou remota – continua sendo peça fundamental no processo decisório para a escolha de um candidato.

Muito se fala sobre como se comportar durante uma entrevista presencial: o que vestir, o que falar, quais exemplos de carreira trazer à entrevista e etc., mas pouco se fala sobre a entrevista por telefone, que geralmente é o primeiro contato direto entre a empresa e o candidato.

Deixar uma boa impressão nesse momento é uma garantia auspiciosa na continuação do processo seletivo!

Por isso, confira a seguir os princípios de uma entrevista por telefone e como obter melhores resultados.

Entrevista por telefone

Na grande maioria das vezes, um processo seletivo apresenta uma mesma estrutura básica de funcionamento:

Temos a necessidade de um profissional para determinada função, divulgação dessa necessidade ao público, análise dos perfis profissionais enviados, entrevista, seleção do profissional finalista e por fim, uma oferta de emprego – claro, cada processo seletivo tem a sua particularidade, com etapas, testes e dinâmicas peculiares as suas necessidades, mas nada que fuja muito dessas etapas básicas.

Geralmente a entrevista por telefone (em inglês pre-screening) acontece entre a análise dos perfis coletados e as entrevistas presenciais, com a função de fazer uma validação do perfil do candidato que passou pela triagem inicial curricular.

Muitas vezes são abordados apenas os tópicos mandatórios como experiência técnica em determinada área, habilidades específicas ou fluência em um idioma.

O pre-screening tem uma duração média de 20 a 40 minutos com o objetivo de ter uma visão geral da carreira (principalmente entender o momento atual do candidato, se ele está disponível e aberto a novas oportunidades) realizações e aspirações.

Dentro desse contexto, o entrevistador também perguntará sobre pretensão salarial, mobilidade, aspectos que possam interferir no processo ou mesmo no desempenho do candidato como profissional.

É necessário deixar claro que o pre-screening é uma etapa investigativa, onde se busca tirar todas as possíveis dúvidas, questões básicas e técnicas sobre o perfil do candidato para que se encontre o candidato com maior aderência ao que se busca com a maior velocidade possível.

Atenda ao telefone

Por definição, uma entrevista por telefone é feita através do telefone! Portanto, para que esse processo funcione é necessário que os dados telefônicos estejam atualizados e que se tenha disponibilidade para atender ao telefone quando for necessário.

Pode parecer óbvio, mas muitas oportunidades são perdidas por não se atender ao telefone.

Muitas vezes, seja pelo grande volume de candidatos ou pela pouca paciência do recrutador, só é feita uma única tentativa de contato com o candidato.

Por isso, se você se candidatou ou está participando de algum processo seletivo, deixe sempre o seus dados de contato atualizados e preste sempre atenção ao telefone.

Se não puder atender ao telefone ou mesmo se não puder falar muito na hora da ligação, diga ao recrutador quando é um bom momento para voltarem a se falar ou mesmo peça para que ele envie mais detalhes para o seu e-mail.

Saiba pelo que procura

Receber uma ligação de um recrutador interessado na nossa carreira é sempre um momento positivo. Temos a certeza de que o nosso perfil profissional chamou atenção de alguém.

Porém, mesmo sendo um momento de reconhecimento, é necessário entender se o que o recrutador procura faz sentido para a sua carreira profissional.

É importante saber em qual estágio da carreira se está e quais serão os próximos passos a serem dados.

Muitas vezes, por mais tentadora que seja a proposta oferecida, ela não faz sentido nenhum para o atual momento profissional.

Contudo, em muitos casos, uma ligação desse tipo pode fazer TODO o sentido para o momento profissional que se vive e nesse caso, o item abaixo se torna extremamente importe.

Pergunte

Da mesma maneira que o entrevistador usará o contato para investigar e saber mais sobre os anseios e desejos do candidato, bem como a sua mobilidade e afins, o candidato DEVE questionar o entrevistador sobre a oportunidade que ele está trabalhando.

Muitas vezes a oportunidade é confidencial, pois pode se tratar de uma substituição ou algo do tipo, e informações relevantes como o nome da empresa, setor de atuação, nacionalidade ou tamanho podem ser mantidas em sigilo.

Mas o desafio proposto, o escopo de trabalho, linha de report e coisas do tipo podem e devem ser exploradas pelo candidato.

Muitas vezes, por mais claro e fidedigno que esteja o currículo ou perfil eletrônico do candidato, nem sempre ele deseja posições ou desafios que sejam lógicos para a continuação da sua carreira curricular e isso não está escrito no currículo.

Quanto mais informações você tiver sobre o contexto, cenário atual e o que se pretende, melhor será o seu entendimento sobre o possível desafio e mais clara será a sua decisão de fazer ou não parte do processo seletivo.

Em caso afirmativo, não se esqueça de perguntar os detalhes do processo seletivo, como quantas etapas ele terá, localidade aproximada do posto de trabalho e etc.

Saiba a sua história profissional

É importante para o bom desempenho de uma entrevista por telefone saber fatos e dados sobre a própria carreira e ser capaz de contar isso durante uma entrevista por telefone.

É importante saber com clareza todas as passagens profissionais, com datas de início e saída, linha de report e as principais funções e realizações, bem como o fator motivador de cada experiência à época.

Nem sempre se tem 30 minutos para se contar sobre a trajetória profissional e desenvolvimento da própria carreira, por isso é importante saber o que o recrutador busca entender para focar o discurso no ponto exato ou ter explicações resumidas da carreira.

Cuidado com a língua

Por mais informal que possa parecer, uma entrevista por telefone é, não só uma avaliação técnica, mas comportamental também.

E sendo uma avaliação, tudo o que for dito pode e será levado em consideração, por isso é importante não falar gírias, evitar maneirismos e palavrões.

O discurso deve ser linear e lógico, mas não deve ser de forma alguma monótono ou maçante.

Lembre-se que muitas vezes o recrutador já fez inúmeras entrevistas antes de ligar para você e ele pode estar cansado ou mesmo não estar totalmente atento aos detalhes apresentados por você.

Conte a sua história profissional com ânimo e energia, focando nas principais realizações e resultados obtidos.

Isso fará com que o entrevistador preste atenção na sua carreira e no que você está dizendo e consiga avaliar você por completo.

Alinhe os próximos passos

Antes de desligar o telefone ou de encerrar a entrevista, pergunte de maneira objetiva os próximos passos após a entrevista.

Pergunte se você foi aprovado – se a oportunidade lhe interessar, se a sua experiência faz sentido para o que o recrutador procura ou mesmo se você pode indicar alguém para a posição que ele está recrutando.

É importante alinhar os próximos passos e ter visibilidade sobre esse possível de seleção.

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