Nunca é fácil pedir demissão – mesmo quando isso é um objetivo genuíno do colaborador.
E a atitude errada pode comprometer a imagem e o bom relacionamento com a empresa que agora fica para trás.
Por isso, quando falamos em melhorias e desenvolvimento pessoal, isso abrange toda a dimensão humana, seja ela profissional ou pessoal.
Além disso, a demissão é uma parte intrínseca ao trabalho e não pode ser encarada de forma dramática – o único ponto é que é preciso escolher formas assertivas de comunicar a demissão.
Veja como!
Preciso pedir demissão e agora?
Você, por algum motivo, decidiu se demitir. Deve fechar um ciclo na sua vida profissional e partir para novas conquistas.
E a finalização deste ciclo é justamente a demissão – palavra muito temida, tanto para empregadores como para colaboradores.
A demissão é o fim de uma relação de trabalho e está presente na rotina de qualquer empresa e na vida de qualquer colaborador.
Pode ser encarada ainda como a porta de entrada para novas realizações e oportunidades.
Sendo assim, o primeiro passo perante a necessidade de demissão é entender que não precisa ser um momento trágico.
É importante manter a boa relação com os empregadores e equipe que você deixa para trás, mantendo sempre o respeito e a integridade deste contato, escolhendo o melhor modo de comunicá-la – com muito cuidado, bom senso e concordância de ambas as partes sobre como serão os dias posteriores – do que é preciso ainda cumprir na empresa até a saída definitiva.
Dicas essenciais sobre como pedir demissão
Veja a seguir algumas boas práticas sobre como pedir demissão sem colocar a sua imagem profissional em risco em qualquer momento:
Dica 1
Saiba que a demissão é realmente aquilo que você deseja. Planeje-a com cuidado e tenha claro o que fará posteriormente à sua saída da empresa.
Dica 2
Não demonstre a sua insatisfação, se este for o caso, apenas na saída da empresa. Isso é um erro bem comum.
Cultive o hábito de dar e receber feedback e seja honesto sobre o que pensa da empresa a todo o momento da sua atuação.
É difícil para o empregador aceitar que, depois de uns 10 anos, sem jamais o colaborador falar qualquer coisa sobre a sua insatisfação, o colaborador simplesmente justifica a sua demissão pela insatisfação que vem sentido.
Dica 3
Tenha bom senso e integridade. Evite grosserias, ofensas, ataques pessoais e modere as palavras.
Agora não é hora de dizer tudo o que pensa se você deixou passar a chance de falar em outros momentos.
Mantenha a confiança em si mesmo e na empresa que até então você fez parte.
Dica 4
Transforme o relacionamento com a empresa em algo positivo. Este ex-empregador pode fazer parte do seu networking futuro.
Pode ainda dar boas referências para outras empresas que venha a ser selecionado.
O empregador, por lei, não pode comprometer a imagem de seus ex-funcionários quando da saída deste. O mesmo vale para ex-colaboradores.
Dica 5
Você deve pedir demissão pessoalmente e diretamente a sua liderança. Procure ter a conversa em uma reunião reservada e sem interrupções.
Fale diretamente, mas de modo calmo, dando as suas justificativas. Jamais use e-mail, telefone ou mensagens.
Muitas empresas solicitam a demissão por escrito, mas esta deve ser entregue em mãos.
Dica 6
Jamais largue as suas atividades de repente, por mais urgente que seja a situação. Abandonar suas tarefas inacabadas pode causar uma péssima impressão, tanto no antigo quanto no novo emprego.
Dica 7
Se você tem um cargo de liderança, contribua com a transição do seu sucessor. Faz parte do seu trabalho e é uma boa atitude. Se não for o caso, deixe suas tarefas e materiais com a liderança mais próxima.
Dica 8
Jamais fale mal do ex-empregador na nova empresa. Isso passa uma péssima impressão à nova equipe.
Dica 9
O empregador jamais pode reter seus documentos após a demissão. Portanto, confira se todos os trâmites legais e burocráticos foram cumpridos por ambas as partes.