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Dicas Essenciais Para Você se Tornar um Profissional Estratégico | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Dicas Essenciais Para Você se Tornar um Profissional Estratégico

Um profissional estratégico não se constrói simplesmente da noite para o dia, mesmo que seja um grande conhecedor de diferentes etapas do processo produtivo.

Além disso, ele é um dos elementos mais procurados atualmente por empresas que querem não apenas se destacar no mercado, mas estar a uma boa distância de seus concorrentes e ameaças situacionais.

Por isso, veja a seguir algumas dicas essenciais para você se tornar um profissional estratégico.

Quais são as características de um profissional estratégico?

Um perfil profissional estratégico* tem a ver com um modelo estratégico de gestão. E por gestão estratégica, entende-se o processo de desenvolvimento e execução de ações competitivas, visando alcançar o sucesso da empresa.

Por isso, requer condições de introduzir no processo produtivo ações que ampliem a reflexão e ação sistemática continuada.

É um verdadeiro desafio, mas é ainda uma necessidade do mercado em uma era em que as informações e transformações sociais, tecnológicas, econômicas e políticas são cada vez mais aceleradas.

Empresas estratégicas

As empresas estratégicas precisam de profissionais que acompanhem este movimento e que tenham competências e habilidades que façam a diferença no processo produtivo.

Mas não é só isso: este profissional é muitas vezes a ponte que liga as ideias das práticas das empresas em diferentes fases do processo, expandindo a sua ação.

Desta forma, este profissional deve ser um ótimo conhecedor de diferentes áreas que abrangem o negócio – financeiro, burocrático, recursos humanos, etc., pois apenas assim poderá ter a visão do todo e manter o foco no futuro e nos resultados.

Ou seja, o profissional estratégico se destaca por não atuar apenas na sua área de conhecimento, mas sim, por ter uma visão sistêmica e multifuncional.

Além disso, a comunicação assertiva, neste caso, é uma competência muito exigida, pois ele interage com diferentes personagens do processo. Assim, a capacidade de liderar e motivar pessoas é essencial.

Sendo assim, este profissional consegue dialogar muito bem com diferentes fontes de informação e com os conhecimentos e experiências que já possui e que podem ser úteis em diferentes contextos e situações – é preciso que tenha foco na solução e não no problema e seja dinâmico ao utilizar de maneira assertiva os recursos e ferramentas que tem à sua disposição.

Outras características importantes

Além do que foi dito até o momento, existem outras características que também são importantes para um profissional estratégico:

  • Fazer acontecer, assumindo iniciativas e acabativas;
  • Ter a capacidade de direcionar os seus potenciais e talentos a serviço de uma empresa, entidade ou causa;
  • Ser um líder, coordenando os esforços de muitos para assegurar o atingimento de objetivos;
  • Comunicar-se com clareza e dinamismo;
  • Saber dar feedbacks oportunos;
  • Ser criativo e inovador;
  • Saber correr os riscos.
  • Saber trabalhar em equipe.
  • Capacidade de planejamento, para que as ideias se transformem efetivamente em realidades concretas e palpáveis.
  • Estar comprometido com os resultados, compreendendo as prioridades, prazos e finalização.

Invista em capacitação

A ideia é que este profissional contribua para desenvolver ações diferenciadas e exclusivas que levem a empresa além. Para isso, a solução parece ser a capacitação contínua.

E desta forma, ele pode ainda ajudar outros colaboradores a contribuírem em suas funções, gerando novos conhecimentos e diferenciação no mercado para a empresa.

Quando a instituição dá espaço para que este profissional dê o seu melhor e faça acontecer, o processo só tende a ganhar e este é um dos principais desafios das empresas brasileiras:

Não basta ter um profissional estratégico, se ele não consegue dar o seu melhor.

*Pode parecer óbvio, mas o óbvio tem sempre que ser dito: por melhor, mais competente e incrível que se seja, se o profissional não estiver alinhado com o direcionamento da empresa, ele deixa de ser estratégico para essa empresa e corre os riscos inerentes a isso.

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