Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Conheça as 9 tendências de RH para 2022

Conheça as 9 tendências de RH para 2022

Sua empresa precisa saber em que tendência de RH deve investir para atrair melhores resultados em seu desempenho? Confira as nossas apostas!

Quem poderia imaginar que trabalhar de casa se tornaria algo que seria adotado pela maior parte das empresas? A verdade é que o home office já era uma tendência e uma modalidade de trabalho recorrente, mesmo antes da pandemia, mas que foi impulsionado por ela e, na minha opinião, é uma forma de trabalho que veio realmente para ficar.

O que vejo, no entanto, após quase 2 anos de trabalho full home office em empresas de todos os portes é a adoção cada vez maior da modalidade de trabalho híbrido, ou seja, parte em casa, parte no escritório, de modo a desfrutar das funcionalidades trazidas com as evoluções tecnológicas, bem como dos benefícios de estar eventualmente presente junto aos diferentes times.

Aprendemos com a pandemia que as muitas atividades podem ser feitas por meio de ferramentas digitais, otimizando o trabalho, reduzindo tempos gastos com deslocamentos e aumentando a produtividade e assertividade das equipes.

Por isso, com base nesta nova realidade social, preparei este conteúdo com as principais tendências de RH para 2022 trazidas pela adoção do trabalho híbrido.

Confira!

BAIXE GRATUITAMENTE: EBOOK Áreas de RH em alta em 2022

#1 Saúde mental e qualidade de vida

De acordo com uma pesquisa feita pela Great Place to Work Brasil, 71% dos gestores em RH disseram que a questão da saúde mental do trabalhador será ainda mais relevante para a agenda da área. Com isso ressaltaram ainda a importância de serem criados programas específicos em saúde mental, bem como envolvimento das lideranças para rastrear e promover a saúde mental de suas equipes.

Isso significa que as empresas precisarão se atentar à saúde mental dos colaboradores, adotando ações, de fato, comprometidas e próximas, que contribuam para melhoria na qualidade de vida de cada indivíduo.

Vale ressaltar ainda que a Síndrome de Burnout, doença relacionada ao estresse crônico, passou a ser considerada um “fenômeno ligado ao trabalho” desde 2019 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, em 2021 o burnout passa a ser tratado pela OMS não só como uma síndrome, mas sim como uma doença ligada ao âmbito profissional, o que certamente abrirá portas para novos projetos/cargos e iniciativas ligadas à saúde mental dos colaborados nas empresas e, consequentemente, um aumento de processos trabalhistas que, certamente, as organizações e- principalmente o RH – deverá evitar por meio de ações preventivas e corretivas.

#2 Inteligência Artificial

Apesar de ser uma tendência de RH já utilizada atualmente no recrutamento e seleção de candidatos, a Inteligência artificial deve ser cada vez mais aprimorada daqui para frente.

A ideia é agilizar ainda mais o processo de divulgação de vagas e triagem de talentos, a partir das ferramentas ATS ou Sistema de Rastreamento de Candidatos, em tradução livre.

Mas vale ressaltar que o papel do Recrutador continua sendo fundamental nos processos de Recrutamento e seleção.

#3 People Analytics

Já notou o quanto o RH das empresas está investindo em People Analytics? Essa ferramenta vem sendo aprimorada e espera-se ainda grandes melhorias para este ano. Essa é uma tendência que veio forte há cerca de 2 anos, mas agora com dados mais consistentes, será muito bem utilizada.

Tudo isso, mediante ferramentas digitais que avaliam o desempenho, padrão de comportamento e medem e até realizam previsões de diversas variáveis ligadas às pessoas. Dessa forma é possível trabalhar com tendências futuras e já providenciar ações que mitiguem ou evitem alguns fatos.

Uma tarefa que a equipe de RH levaria dias para concluir e que o People Analytics faz em poucos minutos.

#4 Ferramentas de feedbacks

Eu realmente acredito na importância do engajamento dos colaboradores com os objetivos da organização, no entanto alcançar esse envolvimento demanda um investimento efetivo em plataformas de pesquisa com metodologias de feedback aprimoradas.

Essa é uma tendência de RH bastante estratégica que fará a sua empresa passar à frente da concorrência, a partir de um time muito mais alinhado e engajado, em busca da lucratividade e sucesso da empresa.

A única ressalva aqui é a importância de mantermos feedbacks humanizados, levando em conta o ‘H2H’, ou seja, as conversas de Humano para Humano. Precisamos sempre lembrar de aproveitar os benefícios das tecnologias sem deixar de lado a importância do contato e dos feedbacks feitos de pessoa para pessoa.

#5 Capacitação de lideranças

Uma liderança bem formada é uma liderança de alta performance. O que significa que investir em capacitação de líderes é uma estratégia que tende a impulsionar ainda mais o desempenho da sua empresa.

Se essa já era uma tendência de RH valorizada pelo mercado, imagine agora, em meio a uma sociedade movida pela informação e cheia de ruídos?

No momento em que grande parte das empresas está vivendo processos de Change Management, gerados principalmente pela pandemia, é preciso inovar nas estratégias de desenvolvimento das habilidades dos líderes para alcançar melhores resultados no futuro.

Aqui também destaco a importância de se desenvolver um programa de pipeline de sucessão nas empresas. Eventualmente é necessário trazer gestores do mercado para refrigerar algumas ideias, processos e estruturas, porém também é muito importante que uma empresa saiba preparar e desenvolver o potencial dos profissionais de hoje para serem os futuros líderes dessa organização.

#6 RH Mobile

Outra grande aposta para 2022 é a criação de equipes de RH que atuem através de aplicativos e ferramentas tecnológicas.

Considerando que todo mundo possui um smartphone hoje em dia, grande parte das atividades e processos de uma empresa podem ser feitas por meio dessas telinhas. Exemplos de aplicação dessa tendência podem ser medições de clima da empresa feitas por enquetes no celular, intranet adaptada a versão mobile, redes sociais corporativas e até avaliação de desempenho e conclusão de projetos e metas. Dessa forma, o RH das empresas poderá estar mais próximo dos colaboradores e, até mesmo dos profissionais que queiram trilhar uma boa experiência do candidato, em empresas que queiram se adequar aos benefícios das tecnologias mobile.

Leia também: 3 grandes vantagens de consolidar uma cultura digital na sua empresa.

#7 Employee Experience

E por falar em ‘experiência do candidato’, com foco em agregar melhorias consistentes à experiência do candidato, por que não falarmos sobre a experiência do funcionário? Essa é uma tendência de RH bastante requisitada na área para 2022.

Através desta proposta, o RH tende a adotar ações que contribuam para elevar o bem-estar e a qualidade de vida do funcionário inserido na cultura organizacional.

Ao investir em melhorias no contexto de trabalho do profissional, a empresa o ajuda a se sentir mais realizado e, consequentemente, aumenta a sua produtividade.

O RH precisa obter informações sobre a interação de cada funcionário com a organização como um todo: estrutura, política de trabalho, benefícios etc.

A partir daí, é possível saber quais medidas adotar para melhorar a experiência do colaborador frente à empresa e assim fazer com que ele queira performar ainda mais e busque longevidade naquela organização.

#8 Treinamento Online

O modelo de treinamento online já deixou de ser uma tendência de rh há um tempo para se tornar uma realidade para muitas empresas, especialmente a partir do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

No entanto, esse é um formato de treinamento que veio para ficar e as equipes de RH podem explorar essa alternativa em termos de praticidade e eficiência.

É possível, assim, garantir a participação de toda equipe de colaboradores, sem que precisem se deslocar de seus ambientes de trabalho.

Além de economizar no tempo, a empresa também reduz investimentos com recursos que seriam necessários em treinamentos presenciais, tais como coffee breaks, locação de auditórios, hotéis, deslocamentos etc.

A proposta ainda impulsiona o conceito de inovação para os colaboradores, uma vez que permite a criação de trilhas de aprendizado, de acordo com o grau de formação e experiência de cada membro dos diversos times em uma organização, além das inúmeras possibilidades de gameficar e premiar o desempenho de cada um durante suas jornadas de estudo.

#9 Diversidade

E por último, porém não menos importante, trago a diversidade como tendência de RH para 2022, visto que esse é um tema que vem sendo constantemente discutido na sociedade em geral e já chegou ao ambiente corporativo há alguns anos.

A ideia é que as empresas sejam cada vez mais abertas e acolhedoras para os mais diversos perfis de colaboradores, englobando aspectos como etnias, condições físicas, gêneros, religiões, tribos, gerações, entre outros.

Se a sua empresa ainda não tem investido em conceitos igualitários, chegou a hora de abrir a mente e iniciar mudanças efetivas nesse quesito dentro da sua organização.

Caso queira aprofundar neste tema, sugiro que baixe gratuitamente o nosso último Ebook “Diversidade&Inclusão” e se inspire sobre como você pode criar políticas realmente diversas na sua empresa, clique aqui.

Em meio a todas as tendências que trouxe aqui, você consegue perceber que a maioria delas já está sendo trabalhada nas empresas? A minha expectativa como especialista, no entanto, é que ocorram melhorias nas ferramentas, aprimorando as estratégias e garantindo resultados mais promissores às equipes!

Logo, uma equipe de RH antenada à essas tendências, certamente sairá na frente da concorrência e poderá se preparar melhor para as novidades que estão chegando este ano.

Amplie a sua visão para o que está surgindo, compartilhe essas informações com seus colegas de Recursos Humanos.

Caso queira contribuir com o tema, deixe abaixo seu comentário, ficarei feliz em saber sobre a sua opinião!

Um ótimo ano para nós, com muita saúde, inovação e segurança.

Um abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *