Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Área de Projetos de RH: O Que é e Quais Benefícios Para Empresas? | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Área de Projetos de RH: O Que é e Quais Benefícios Para Empresas?

O RH possui demandas muito específicas, que inclui o desenvolvimento de serviços, produtos e processos.

As transformações no mercado ocorrem de modo muito acelerado e assim também acontece dentro das empresas: há mudanças contínuas que envolvem toda a estrutura e que exige uma participação e um envolvimento maior do RH para que estas transformações possam ocorrer de modo adequado e assertivo.

Isso requer estratégias de alta performance e muitas vezes ações e implementações mais pontuais.

É por isso que falamos em Projetos de RH, que possam tornar a empresa ainda mais competitiva e dinâmica.

O que são Projetos de RH?

Você já deve saber que os projetos são recorrentes em diferentes áreas da empresa. E por que não o seria também com o RH?

Podemos definir um projeto como sendo “um empreendimento temporário com o objetivo de desenvolver um produto, serviço ou resultado único” (conforme o PMBOK®).

Um projeto tem sempre início e fim pré-definidos, com prazos para todas as suas ações e segue critérios e direcionamentos em busca de resultados e do atingimento de metas.

Veja a seguir a estrutura simplificada de um projeto, que se aplica também aos Projetos de RH:

Trabalhar por meio de projetos tem as suas vantagens, e não seria diferente para o RH.

As empresas possuem muitos desafios, contingências, ameaças, oportunidades e transformações, que devem ser atendidos com agilidade e dinamismo.

Os projetos, neste sentido, conseguem atender melhor às demandas, posicionando a empresa mais assertivamente no mercado, atendendo uma necessidade do negócio ou do cliente e ainda abrangendo necessidades sociais, legais ou tecnológicas, por exemplo.

No caso do RH, os projetos podem ser aplicados para desenvolverem estratégias específicas de Recursos Humanos:

  • Recrutamento e seleção;
  • Promoção da qualidade de vida e segurança do trabalho;
  • Estruturação e aplicação de cargos e salários;
  • Desenvolvimento humano e treinamento;
  • Educação corporativa e muito mais.

Vantagens dos Projetos de RH para a empresa

O que faz os Projetos de RH acontecerem e trazerem resultados positivos para a empresa é justamente o Gerenciamento de Projetos de RH – um ou mais especialistas em Recursos Humanos assumem a gestão da aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas às atividades do projeto, com foco na colaboração e nos parâmetros adotados para escopo, tempo, custos e qualidade.

Deve-se ressaltar que os Projetos de RH são sempre colaborativos e ter uma visão integrada de todos os elementos envolvidos em um projeto.

Trabalhar com Projetos de RH envolve participação e envolvimento, facilitando assim o aprendizado e a troca de informações entre os envolvidos – o que é muito positivo para membros do RH.

O controle e o planejamento também são mais facilitados neste formato.

Pode-se fazer a revisão das atividades por pares, reduzir custos, diminuir o tempo de implementação de uma atividade que solucione uma demanda, otimiza o alinhamento de recursos e tecnologias empregadas – apenas para citar algumas vantagens.

Os projetos foram mais utilizados em áreas como TI, Educação e Engenharias, mas cada vez mais são usados em outros segmentos, como é o caso do Recursos Humanos.

No RH, há muitas demandas que podem ser atendidas por projetos, garantindo resultados ainda melhores e mais rápidos, oferecendo mais eficiência e economia a todos os demais processos produtivos, principalmente no que se refere à seleção, desenvolvimento de pessoas e da organização e retenção de talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *