O termo feedback tem origem nas áreas da ciência como Física, Química e Biologia, e migrou para Engenharia e Administração – sendo que em Administração se refere a uma importante ferramenta de gerenciamento de pessoas e liderança.
O conceito
Sendo mais específicos ainda, a palavra feedback é de origem inglesa e significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou conhecimento.
Administração
Na Administração é usado quando é necessário avaliar uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o objetivo de avaliar o seu desempenho.
Psicologia
É usado também na Psicologia, descrito como retroação ou devolutiva, uma forma de comunicação interpessoal que serve para minimizar conflitos entre indivíduos.
No mundo corporativo
Na prática do mundo corporativo, o feedback é um processo em que se avalia um fato ou um conjunto de fatos passados que podem ou não ter influência no presente e/ou no futuro, permitindo ajustes.
Nesse contexto, a lógica do feedback é ajustar os comportamentos e atitudes dos indivíduos para criar um modelo sustentável que possibilite o atingimento de algum objetivo.
A importância do feedback
O tema é tão importante nos dias de hoje que temos inúmeros de artigos, livros e vídeos sobre o tema. Muito se fala das empresas que não dão feedback, mas pouco se fala sobre como recebê-lo.
O feedback já teve ares românticos, com um conotação de presente ou algo similar, mas hoje as coisas estão mais pragmáticas e mais objetivas, tanto da parte de quem dá o feedback quanto da parte de quem recebe.
E você, sabe recebê-lo?
Como receber um feedback e o que fazer com ele
Entenda o contexto
O primeiro passo é entender que o feedback é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
Obviamente, você vai ouvir ou ler coisas que não agradam, que incomodam, mas muitas vezes não percebe quais são as consequências desses atos ou comportamentos para si e para os outros a sua volta.
Por isso, procure apenas ouvir atentamente ao que é exposto, mesmo que não sejam palavras agradáveis – quanto mais os pontos expostos incomodam, mais as chances de serem reais.
Pense, reflita e posteriormente faça as suas conclusões a respeito.
Não tire conclusões
Muitas vezes o feedback recebido dói, por isso cuidado para não tirar conclusões precipitadas. O feedback deve ser baseado sempre em fatos e dados, e nunca em algo subjetivo ou mesmo pessoal.
Sendo assim, quando tiver dúvida ou mesmo tiver vontade de reclamar ou se justificar, pergunte.
É comum problemas inexistentes se tornarem reais por falhas na comunicação, onde impressões subjetivas dão lugar a fatos reais.
Peça exemplos e tome nota
Muitas vezes nada melhor do que exemplos concretos para exemplificarem determinados pontos a melhorar.
Se o feedback for genérico, sem profundidade, reforce a importância de exemplos reais para que você possa compreender a situação e fazer os ajustes necessários. Quanto mais profundo e detalhado, melhor.
Não se esqueça de sempre anotar o que foi dito. Nessa situação é muito comum esquecermos o que foi dito e perpetuar os comportamentos que devem ser mudados.
Não se justifique
Naturalmente, o feedback pode gerar mecanismos de proteção e autodefesa, criando um comportamento reativo de defesa.
Nesse momento é normal querermos justificar as nossas escolhas e comportamentos, reagindo e explicando as razões das causas dos comportamentos e ações que justificaram o feedback negativo – afinal, receber um feedback positivo é bom e ninguém reclama!
Portanto, a melhor coisa a se fazer, caso você se sinta em ebulição em uma conversa de feedback é ouvir atentamente e não retrucar.
Respire fundo e pense em tudo por pelo menos 48 horas. Depois desse tempo mínimo, se achar necessário, agende uma conversa sobre a feedback exposto.
Reflita
É importante tomar um tempo para refletir sobre o que foi exposto no feedback. Algumas pessoas conseguem refletir no mesmo momento e outros demoram mais para digerir e refletir sobre o que foi dito.
O processo de reflexão é importante para consolidar o processo de aprendizagem e, por consequência, servir de base para a mudança de comportamento ou não – e aqui é importante frisar que muitas vezes o feedback recebido é legítimo, ou seja, baseado em fatos e dados, e pode indicar a não aderência do profissional frente aquilo que é esperado dele.
Nesses casos, o profissional precisa ter a maturidade para entender se faz sentido para ele permanecer onde ele está.
Aja!
Feedback é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, e como toda a ferramenta que se preze, precisa de ação para funcionar.
O grande segredo do feedback é estabelecer um plano de ação realista, com metas, prazos, compromissos e com foco em resultados práticos e concretos, levando em consideração o que foi dito – é por isso que ele precisa ser factual para funcionar!
Mensure
A melhor maneira de colher os frutos de um feedback é analisando os resultados das ações que foram planejadas e executadas com base no próprio processo de feedback.
Como o próprio nome já diz, o “processo de feedback é um processo”, tem começo, meio e fim. O dito “fim”, acontece quando os pontos levantados no começo do processo são trabalhados de maneira positiva, sustentável e claro, mensurável.
Para finalizar, confira esse vídeo interessante sobre o assunto: