Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Saiba Como Avaliar a Sua Atual Relação Com o Trabalho | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Saiba Como Avaliar a Sua Atual Relação Com o Trabalho

relação com trabalho

A nossa relação com o trabalho é uma das relações mais importantes que temos na vida e não importa o que “trabalho” signifique para você. 

Para certas pessoas, trabalho é tudo aquilo que é realizado pela pessoa independente do retorno financeiro

Já para outras, o trabalho tem a definição de “emprego”, ou seja, onde se é remunerado em contrapartida a algum tipo de bem ou serviço prestado. 

Porém, não importa o significado que se dê ao trabalho/emprego, pois assim como todas as relações que se tem ao longo da vida, é preciso parar de tempos em tempos e avaliar se a relação é saudável ou não.

Pesquisa do site americano Monster revela dados interessantes sobre o assunto

O Monster (site de vagas dos EUA), realizou este ano uma pesquisa denominada “how would you describe your relationship with your job?”, ou seja, “como você descreveria seu relacionamento com seu trabalho?”, e as opções para resposta foram:

  • Estou aberto a novas possibilidades;
  • É miserável;
  • É complicado;
  • Sinto-me seguro e a vontade;
  • É amor verdadeiro;
  • Nenhuma das anteriores.

E, com base nas respostas, os dados obtidos foram os seguintes: 

  • 49% dos entrevistados disseram estar abertos a novas possibilidades;
  • 14% disseram que é uma relação miserável;
  • 11% disseram que é complicado;
  • 11% disseram que se sentem seguros e a vontade;
  • 11% disseram que nenhuma das alternativas anteriores classificaria a relação que tem com o trabalho;
  • 4% disseram que é um amor verdadeiro.

Sendo assim, veja a seguir, com mais detalhes, a definição de cada uma das relações e descubra se é hora investir ou de acabar a relação que você tem com o seu trabalho.

Aberto a novas possibilidade

De acordo com a pesquisa, quase metade dos entrevistados estão dispostos a ouvir novas oportunidades para conseguirem algo melhor do que já tem. 

Se esse for o seu caso, comece a ativar a sua rede de contatos e a olhar mais atentamente as oportunidades que o mercado pode oferecer.

Miserável

Você não é bem remunerado, não é reconhecido, não se sente parte da cultura do seu trabalho, não se identifica com as pessoas e nem com o local. 

Além disso, o seu chefe é uma pessoa difícil quando não, detestável, você não concorda com a estratégia e decisões tomadas, você não se identifica com o tipo de serviço ou bem que o seu emprego oferece, ou tudo isso junto.

Se esse for o seu caso, provavelmente você trabalha apenas para sobreviver e pagar as contas, pois não há nada além disso que lhe mantenha no seu emprego. 

Logo, muito provavelmente você está infeliz e isso pode afetar a sua vida pessoal e social, quando não, pode ser o fator determinante para as chamadas doenças modernas como stress, síndrome do pânico e até doenças autoimunes.

Portanto, comece a procurar um novo emprego hoje. Não hesite. É seu direito ter um trabalho que você goste de fazer e que lhe valorize minimamente.

Saiba que há diversas oportunidades lá fora! É hora de planejar uma mudança de emprego para um lugar onde você veja valor.

Complicado

Tão importante quanto identificar um relacionamento complicado é entender a razão de se continuar nele.

Relacionamentos nem sempre são fáceis e alguns podem ser mais difíceis do que outros. 

Podemos entrar naquela roda-gigante onde temos um período de calmaria e paz e outros de e caos e tormenta e esse ciclo se repete interminavelmente… de maneira que ele se tornou insustentável

Muitas vezes esse cenário pode ter sido estimulante e inovador, mas hoje ele é desgastante e improdutivo

Esse é apenas um exemplo de um cenário complicado, podemos ainda ter um gestor tóxico ou que não se tem afinidade alguma, um ambiente e cultura em que não há identificação, falta de inovação ou excesso dela, falta de processo ou excesso deles… são diversos os motivos que podem levar a um relacionamento complicado.

Quando algo é realmente insustentável nos o abandonamos, não é verdade? Agora a pergunta é: o que ainda lhe mantém no atual emprego?

Muitas vezes somos vítimas de “algemas de ouro”, em que permanecemos em uma determinada situação por acreditar que temos o melhor dela, quando na verdade esse melhor é o que nos aprisiona e não nos deixa evoluir.

Sendo assim, se a situação do seu relacionamento com o seu trabalho é complicada, a melhor coisa a fazer é procurar um novo emprego o quanto antes.

Amor verdadeiro

Você se identifica com a atividade que você realiza, com a cultura e o lugar onde está. Você faz parte desse lugar e esse lugar faz parte de você. 

Por mais que as coisas não sejam as mil maravilhas – mas qual relacionamento é? – você se sente feliz e realizado com o trabalho que realiza e o retorno que obtém dele. 

Além disso, se sente motivado para levantar e ir trabalhar a maior parte do tempo, não se preocupa em realizar algumas horas extras ou mesmo trabalhar nos finais de semana quando é preciso.

Às vezes o seu trabalho é tão divertido e legal, que bem, nem parece trabalho!

Portanto, se você tem essa impressão do seu trabalho, parabéns!

Você deve cultivar esse relacionamento para que ele se solidifique e dure cada vez mais, seja se tornando um profissional melhor, mais capacitado ou mesmo acumulando mais funções e as desempenhando em alta performance.

E você, em qual nível de relacionamento está com seu trabalho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *