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Como aproveitar o melhor das diferentes gerações na sua empresa

Como aproveitar o melhor das diferentes gerações na sua empresa

Ao todo são quatro as gerações que atuam no mercado de trabalho.  Você sabia que conhecê-las pode ser uma arma secreta para a sua empresa ou mesmo para lidar melhor com conflitos entre as áreas?  

O meu papel neste artigo será este: te mostrar como usar estrategicamente essas informações para criar ambientes mais diversos e acolhedores para diferentes gerações.

Continue a leitura e saiba como aproveitar o melhor das diferentes gerações que coexistem na sua empresa e entenda quais são as características predominantes de cada geração e porque alguns conflitos podem surgir entre elas.

Confira quais são gerações atuantes no mercado de trabalho

Não podemos abordar todas as pessoas da mesma forma, como eu disse antes, portanto, o primeiro passo é conhecer quais são as gerações no mercado de trabalho. Atualmente são quatro: Baby boomers, Geração X, Geração Y e a Geração Z. Muitas diferenças permeiam a criação dessas gerações e influenciam no ambiente de trabalho.

A característica específica de uma geração pode parecer algo muito negativo para outra, então, temos uma tendência para os conflitos. Se você também observa o comportamento humano já identificou que uma geração se sente superior àquela que a sucede.

Vou te dar um exemplo bem atual e simples. Surgiram expressões nas redes sociais recentemente fazendo comparações entre as atitudes de gerações diferentes. Você deve ter ouvido as expressões “geração raiz” ou “geração Nutella”. Pois bem, a primeira diz respeito a uma geração caracterizada supostamente pelas gerações mais antigas.

A segunda expressão é usada de maneira pejorativa, que classifica atitudes consideradas mais sensíveis a críticas e emocionalmente mais frágeis, de acordo com os grupos que se dizem ‘Raíz’. Este é um movimento que visa o humor nas mídias sociais, mas ao mesmo tempo traduz o pensamento de muitas pessoas.

O fato é que o conflito comum entre gerações pode acontecer dentro da sua empresa, quando as pessoas trabalham em equipe. Por isso, ignorar esse fato te impede de resolver alguns problemas da maneira certa, além de rotular profissionais e impedir a troca de conhecimento entre eles. Você perceberá que alguns conflitos são apenas sintomas desse problema, que precisa ser tratado corretamente.

Como essas gerações atuam no mercado de trabalho

Baby Boomer

Essa geração compreende aqueles que nasceram entre 1945 e 1964. São pessoas que viveram em períodos mais próximos da Segunda Guerra Mundial, o que impactou na construção da sua personalidade. Por isso costumam ser muito leais e trabalham bem em equipe.

Além disso, procuram estabilização de carreira e possuem bastante experiência tanto no âmbito profissional quanto na sua vida particular. Também são grupos que consomem muito conteúdo em jornais e revistas, não necessariamente possuem dificuldade com tecnologia, ainda que não tenham tido contato desde cedo como outras gerações.

Por fim, este grupo gosta de planos estruturados de carreira e costumam permanecer muitos anos na mesma organização.

Geração X

A seguir temos a geração X, aquela que classifica os nascidos entre 1965 e 1980. A partir de agora você começa a compreender algumas diferenças. Afinal, diferente da geração anterior, essa tem uma característica mais libertária, por conta do contexto histórico.

Com isso, apresenta maior desapego com os ambientes profissionais. Também acompanharam de perto a evolução da tecnologia. São profissionais dedicados e que buscam por estabilidade. Ainda que possuam características mais libertárias, não têm muitas dificuldades em obedecer a hierarquias.

Geração Y

A geração Y também pode ser chamada de next ou Millennials,reunindo o grupo que nasceu entre 1980 e 2000. Um fato interessante é que essas pessoas viveram a época em que a tecnologia passou a fazer mais parte da nossa rotina. 

Este grupo tende a ser mais independente, além de desapegado, como a geração anterior. Por outro lado, as vantagens desse perfil para as empresas é trazer uma visão mais criativa, cheia de informação e inovação, aliando o melhor dos mundos entre analógico e digital.

Geração Z

A última geração que está presente atualmente no mercado de trabalho é chamada de Z. São as pessoas que nasceram, obviamente, após 2001, ou seja, já na era digital. O ponto de conflito é que ela apresenta traços potencializados da geração anterior. Isso quer dizer que apresentam um perfil bastante independente e mais individualista.

Prezam muito por propósito, qualidade de vida e também estão abertos mais intensamente ao risco, o que pode ser visto como positivo ou negativo a depender do contexto da sua empresa. Esses jovens podem agregar na organização, por sua criatividade e intensa conexão com o mundo globalizado e digitalizado, no qual estão imersos dos pés a cabeça.

Ao analisar as preferências da Geração Z, é possível criar salas de jogos confortáveis para eles. Dessa forma, os funcionários podem relaxar durante seus intervalos, por exemplo, jogando vários jogos on-line. Recentemente, os juegos de casino en linea con dinero real tornaram-se particularmente populares entre os membros da Geração Z. O entusiasmo e as emoções emocionantes garantem maior eficiência e uma boa atmosfera na equipe.

Saiba lidar com os conflitos de gerações na sua organização

Os conflitos são muito comuns e eu já te mostrei antes os motivos para isso. A postura das gerações mediante cada problema pode ser diferente. O papel dos gestores é saber como intermediar as situações e reconhecer boas soluções sem prejudicar o clima do ambiente de trabalho.

O primeiro passo é fazer com que seus gestores sejam imparciais nos conflitos. Isso porque um colaborador pode identificar a sua ação como preferência por outro profissional. Lembre-se que o comportamento das pessoas de uma mesma geração tende a ser parecido, você pode criar problemas com um grupo ao invés de uma pessoa apenas.

Outra questão muito interessante é promover ações que aproximem as pessoas de gerações diferentes, a fim de criar laços. Podem ser eventos internos, projetos em conjunto ou dinâmicas em reuniões, entre outros momentos. Quando estabelecemos relacionamentos fica mais fácil lidar com as diferenças.

Fique atento na forma de comunicação dentro da empresa, seja de maneira formal ou mesmo no trato dos gestores. Não priorize uma única forma de comunicação interna, uma vez que há diferentes preferencias entre as gerações.

A penúltima dica é incentivar a troca de conhecimento e experiência intergerações, o que pode agregar para todos, digo de forma profissional e pessoalmente. A última consiste em conhecer os perfis das gerações que mais se apresentam nos setores da sua empresa e usar o que cada perfil tem de melhor e delegar tarefas de forma estratégica, por exemplo.

Aproveite o melhor das diferentes gerações

Eu já sei que meu papel aqui enquanto executivo e consultor especializado na seleção de profissionais é garantir que você saiba reconhecer e aproveitar o melhor que cada geração tem a oferecer para seu time e empresa. 

No entanto, queria te alertar para dois pontos importantes: veja a questão da coexistência de gerações diferentes como uma forma de diversidade de ideias, culturas e comportamentos importantes para a sustentabilidade da sua empresa, além disso, use essa informação de forma estratégica e humanizada reconhecendo que todo profissional é um ser humano que não pode ser rotulado apenas pelo ano que nasceu.

Espero que pensar sobre as gerações no mercado de trabalho, a partir de agora, te traga um olhar mais voltado para possibilidades e soluções. O meu propósito com este conteúdo foi te apresentar ferramentas para aproveitar o que há de melhor nas pessoas, independentemente da geração à qual pertencem.

Fique à vontade para continuar essa conversa comigo nos comentários desse artigo ou conecte-se comigo no LinkedIn!

Um abraço,

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