Em parceria com a Elliot Scott, a consultoria de inovação para gestão de pessoas, Gelatina, realizou o Workshop Employee Experience no dia 27 de junho. O evento contou com a presença de profissionais de diversas áreas e teve como objetivo proporcionar uma vivência real dentro das novas técnicas implantadas na gestão de pessoas.
O que é Employee Experience?
O termo employee experience pode ser traduzido como “experiência do empregado”. É uma abordagem relativamente nova e faz parte das novas estratégias de gestão de pessoas, que visam manter um relacionamento muito próximo da empresa com os seus colaboradores.
O método aparece como uma solução lógica na construção de uma realidade futura compartilhada entre empregador e empregado, já que que o capital humano vem sendo cada dia mais valorizado pelas empresas, com o objetivo de obter melhores resultados.
Segundo a Gartner, empresas que vinculam a experiência do cliente à do funcionário podem alcançar um alto alinhamento entre seu time e a cultura organizacional, resultando em um aumento de 22% no desempenho dos funcionários e um aumento de 9% no desempenho da receita.
Temas abordados
O tema do evento foi desenvolvido por meio dos seguintes tópicos:
- Evolução do RH dentro da nova realidade;
- História do employee experience (origem e literatura);
- Ciclo de vida do funcionário;
- Níveis de maturidade do EX;
- Soluções de design aplicadas ao EX.
Desenvolvimento
Para colocar o conceito em prática, os profissionais foram separados em grupos para resolver um problema corporativo real. Para isso foi oferecido o apoio de ferramentas de design para criação e concepção dessa solução.
A atividade teve o objetivo de quebrar bloqueios criativos, contornar preconceitos e expandir os horizontes, trazendo à tona visões, ideias e discussões focadas em uma solução viável para um problema real. E o Service Blueprint foi o que mais chamou a atenção devido a maneira como a criatividade foi direcionada e usada para a concepção de algo novo em um tempo tão curto!