Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Tech Recruiter: Como atrair e reter esses profissionais | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Tech Recruiter: Como atrair e reter esses profissionais

Em meio a explosão de tecnologias e novos produtos digitais temos visto um crescimento na busca de profissionais de TI e essa demanda vem impulsionando, inevitavelmente, o aparecimento de inúmeras novas carreiras.

Isso não acontece só nas áreas responsáveis por criar as novas tecnologias, mas também em áreas como a de Recursos Humanos.

Graças a esse cenário observamos um aumento considerável nas ofertas de posições de Tech Recruiter.

O perfil profissional

Mas, afinal, o que faz esse profissional e porque ele é tão valioso para esse momento de transformação digital nas empresas?

O tech recruiter é o profissional que se dedica ao recrutamento e seleção de profissionais da área de tecnologia.

É ele o responsável por entender exatamente o que a área contratante precisa em um novo profissional do time, tanto em termos de habilidades técnicas, como em relação as competências comportamentais que o profissional precisa ter.

No entanto, quando falamos de empresas de tecnologia esse desafio é ainda maior, pois a cada dia surgem mais empresas desse segmento, novas atividades e novas linguagens de programação.

Tudo isso faz com que esse novo perfil de recrutador precise constantemente sair de sua zona de conforto e mergulhar em um novo universo para entender a fundo suas particularidades e, assim, promover boas e duradouras contratações.

O que se espera desse profissional

O tech recruiter precisa compreender e falar a língua dos seus candidatos e entender fatores como: O que os motiva a sair de suas atuais empresas?  O que buscam em uma oportunidade de emprego? Como se motivam? Como se sentem reconhecidos? E finalmente, quais fatores os atraem e os reteriam dentro de novas funções?

Como consultora especialista na área de RH apresento abaixo alguns dados sobre a área e algumas dicas de como atrair e reter esses profissionais.

Só para que tenha uma ideia, de janeiro a abril deste ano cerca de 21% das nossas posições de RH vieram de empresas de tecnologia e de maio a agosto foram 17%.

Essa é uma tendência que continuará por muito tempo, visto que o processo de evolução tecnológica vem crescendo muito rapidamente e impactando importantes seguimentos do mercado. Tais como, o setor financeiro, farmacêutico, agrícola, educacional, além dos grandes aportes financeiros estrangeiros que muitas startups – que possuem a tecnologia como área core – vem recebendo nos últimos anos.

Por esse motivo, é importante tanto para as empresas que buscam esses profissionais, quanto para os candidatos dessas áreas, se adequarem as novas demandas do mercado.

Dicas para reter esses profissionais

Confira abaixo algumas dicas importantes que fazem muita diferença na atração e retenção desses talentos.

1. Agilidade: Esta é a palavra da vez, pois tudo acontece muito rápido. Do lado das empresas, entram projetos grandes que requerem a contratação com frequência de um elevado número de profissionais. Estes, por sua vez, são disputadíssimos e se movimentam de uma empresa para outra com muita rapidez.

Entretanto, temos visto que muitas empresas não estão preparadas para serem competitivas na atração e retenção desses profissionais e, por outro, candidatos que não possuem habilidades comportamentais e técnicas que justifiquem as faixas salariais que estão buscando.

Estes simplesmente estão “surfando essa onda” sem perceber que se não aliarem suas competências técnicas às comportamentais, esse crescimento a longo prazo não será sustentável.

2. Employer Branding: Cuidar da sua marca empregadora e reforçar seu posicionamento de mercado pode ser um importante diferencial para conseguir atrair aquele talento que a empresa precisa.

No contexto de agilidade onde tudo acontece muito rápido, ser uma marca conhecida e respeitada no seu segmento, pode fazer os olhos dos candidatos brilharem para querer fazer parte dela.

3.Plano de desenvolvimento estruturado: Cuidar e investir no desenvolvimento dos colaboradores é importante para a atração, mas é ainda mais importante para a retenção desses profissionais.

Como consultores, ouvimos muito sobre candidatos que permanecem pouco tempo nas empresas (leia-se de 3 a 6 meses), isso gera uma insegurança por parte do empregador.

Com o mercado cada vez mais aquecido esses profissionais costumam ser abordados diariamente, portanto apresentar um plano de desenvolvimento pensado e estruturado para eles pode contribuir para a permanência do profissional na sua empresa.

4.Salário compatível com as práticas do mercado: Mesmo em momentos em que o mercado está aquecido e que alguns profissionais utilizem esse argumento para justificar sua remuneração, é muito importante manter-se atualizado às tendências de mercado e acompanhar as faixas salariais desses profissionais.

Caso o bugdet da área não esteja compatível é importante pensar rapidamente em outras formas de flexibilizar a posição ou pacote total de benefícios.

Às vezes uma pequena ajuda de custo, parceria com instituições de ensino ou até mesmo proporcionar tempo para um profissional mais júnior se desenvolver, pode fazer a diferença na decisão desses profissionais.

Mas atenção: essa é uma decisão que deve ser tomada de forma rápida, uma vez que esses candidatos são abordados quase que diariamente, por isso, o “timing” correto é fundamental.

5.Ambiente de trabalho: Para alguns segmentos, um ambiente de trabalho totalmente informal e descontraído estimula a criatividade e traz leveza para o dia a dia dos profissionais.

Não precisa obrigatoriamente ter escorregador ou piscina de bolinhas no meio do espaço – apenas se isso fizer realmente sentido para seus colaboradores. Mas, um ambiente moderno que ofereça algumas opções para pequenas pausas pode fazer a diferença na decisão do candidato de aceitar a sua proposta.

Outro ponto importante ainda nesse quesito é a possibilidade de cargas horárias mais flexíveis e mesmo a autonomia de fazer home office alguns dias também. Essa é outra tendência bastante desejada por esses profissionais.

6.Apresentação pessoal: O ambiente de tecnologia tende a ser mais informal e, por isso, é muito comum encontrarmos profissionais mais confortáveis para expressar suas preferências em termos de apresentação pessoal.

Roupas informais e coloridas, cortes de cabelo não convencionais e pintados com cores diferentes das tradicionais são apenas alguns exemplos.

Não estou generalizando, mas essa é uma tendência e as empresas precisam estar preparadas para elas.

Por outro lado, também é importante que os candidatos tenham a percepção se seu estilo profissional está aderente a cultura da empresa e se eles se encaixariam bem àquele ambiente.

Sabendo que a procura por esse perfil só tende a aumentar e nós já estamos de olho nos principais talentos dessa área, mas e você? Já começou sua busca por tech recruiters? Conte para nós nos comentários quais foram seus maiores desafios com essa posição.

Clique aqui e acesse o Painel de Candidatos da Elliott Scott, nele você encontrará os melhores Tech Recruiters de São Paulo, entrevistados e validados por nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *