Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Sua área de Recursos Humanos é uma geradora de Inovação? | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Sua área de Recursos Humanos é uma geradora de Inovação?

Como canso de dizer, o departamento de Recursos Humanos é um dos mais importantes em uma empresa, considerando a função que desempenha no sentido de recrutar, selecionar e desenvolver talentos. São os talentos desenvolvidos pelo RH que ajudam a organização a alcançar seus objetivos, como bater metas e aumentar o número de clientes e vendas.

Nesse contexto, podemos visualizar o RH como um propulsor de inovação e criatividade em uma organização, sendo assim, na minha visão, indispensável para o crescimento desta.

Para compreender melhor a relação entre a área de Recursos Humanos e criatividade e/ou inovação, peço que continue a leitura. Combinado?

RH e criatividade e/ou inovação

É provável que esteja se perguntando como esse setor pode desenvolver a criatividade e inovação no ambiente de trabalho.

Então, posso te dizer, com toda a minha bagagem de mercado que há muitas possibilidades em que o RH consegue adotar atualmente com o objetivo de alcançar isso. Conheça a seguir as principais delas:

Conferir autonomia aos colaboradores

Ao oferecer autonomia aos colaboradores para que desenvolvam suas tarefas de forma livre e criativa. Isso, sem dúvida alguma, permite que eles encontrem meios mais eficientes e produtivos para desenvolver suas atribuições.

Nesse contexto, cabe dizer que, muitas vezes, o RH, por mais que tente, não consegue estar em todos os setores e funções diariamente, como exemplo, trago a área de produção de uma indústria. Por conta disso, não consegue visualizar soluções, com a velocidade que gostaria, capazes de melhorar o funcionamento desse setor. Mas, quem trabalha nele consegue visualizar isso e, assim, propor soluções inovadoras e capazes de fazer a diferença nos resultados da área e, consequentemente, da empresa.

No entanto, isso só será possível caso o colaborador tenha um espaço seguro de troca e autonomia de seus gestores e, do próprio RH, para propor soluções de tempos em tempos.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho busca fornecer ao colaborador um feedback periódico de como tem sido percebida a sua atuação profissional. Se bem-feita pelo RH, a avaliação de desempenho pode estimular o colaborador a ser mais criativo e inovador, de maneira a fazer com que a organização se torne mais eficiente e produtiva.

Também pode servir como uma forma de troca, em que o colaborador recebe feedback por seu desempenho e, ao mesmo tempo, se sente seguro para compartilhar formas de tornar mais eficiente o seu trabalho e o da sua área e/ou equipe.

Investir em treinamento de forma geral

O RH também promove treinamento objetivando desenvolver os talentos da empresa. Aliás, essa é uma importante função do RH, dado que qualifica os colaboradores de uma empresa conforme as mudanças do mercado e, inclusive, da sociedade.

Sem treinamento e capacitação, a equipe de trabalho de uma empresa pode se tornar obsoleta, o que, na prática, prejudica o funcionamento adequado da organização.

Nesse contexto, ainda cabe destacar que investir em treinamento é fundamental, visto que isso pode garantir a troca entre as áreas que formam a empresa. Com isso, ela pode se tornar mais criativa e inovadora. Também pode aumentar seu diferencial competitivo no mercado.

Por isso, é tão importante que a área de RH esteja antenada nas principais necessidades profissionais de cada setor de atuação da empresa, de modo a sempre sugerir quais são as melhores práticas de mercado e, assim, trazer insights pontuais e oportunos para garantir um melhor desempenho da empresa.

Sistemas de recompensa

O RH também pode desenvolver sistemas de recompensas para estimular a criatividade, inovação e produtividade dos colaboradores.

Hoje, o que o RH de muitas empresas tem feito é criar um sistema de bonificação que compense os colaboradores mais criativos e inovadores, seja de forma individual ou até mesmo dividindo a empresa em times para aumentar a sensação de pertencimento e a colaboração do grupo.

Estímulo à participação de ações e projetos

Esta área também pode estimular a participação dos colaboradores em ações e projetos de cunho comercial e institucional, de maneira a fazer com que eles entrem em contato com novos conhecimentos e desafios.

Além disso, muitos RHs lançam processos seletivos internos para explorar a criatividade e inovação dos colaboradores da empresa. A ideia é também propor implementações de melhorias na organização com base nas ideias dos colaboradores, de maneira a fazer com que ela alcance seus objetivos com maior velocidade.

Treinamento intensivo de tecnologias

Ainda que já tenhamos falado acerca do investimento em treinamento, esse ponto merece destaque, considerando que hoje a tecnologia assume papel fundamental no sentido de fazer com que uma empresa alcance seus objetivos com maior velocidade.

Então, o RH também pode investir em treinamento intensivo de tecnologias para desenvolver os talentos internos. Afinal, quanto mais eles estiverem conectados com as novas tecnologias, mais poderão realizar seu trabalho com eficiência, produtividade e inovação.

Investimento em gamificação

Para tornar o processo de recrutamento e integração mais simples e dinâmico, a área de recursos humanos tem investido fortemente na gamificação, que é uma estratégia que pode facilitar a compreensão dos conteúdos por parte dos colaboradores.

Nesse sentido, vale destacar que implementar tecnologia de jogos é uma forma de manter os funcionários engajados na dinâmica e trazer resultados concretos para os objetivos que sua empresa busca.

Por exemplo, é possível estabelecer uma competição saudável entre os colaboradores de uma empresa. O prêmio fica a critério do RH e/ou da liderança da empresa, que pode ser uma viagem, bonificação ou qualquer outro recurso que consiga estimular os colaboradores a agirem em prol do alcance do objetivo estabelecido.

Uso do big data

Por fim, quero destacar o uso de big data pelo RH. Afinal, a análise de macro dados é uma tendência global com grande potencial para qualquer setor, e a área de Recursos Humanos tem se utilizado dessa ferramenta para promover a inovação em muitas de suas áreas de atuação, inclusive em processos seletivos.

Internamente, vale dizer também que, o big data é um sistema indispensável para mapear comportamentos no ambiente de trabalho. Com isso, pode-se conhecer o desempenho dos colaboradores e verificar quais são os aspectos que afetam a sua produtividade e entusiasmo. Isso, sem dúvida alguma, pode diferenciar a empresa no mercado, fazendo com que ela alcance mais clientes e realize mais vendas.

Utilizando a tecnologia big data, a empresa pode reavaliar seus processos de gestão de pessoas e propor soluções inovadoras para resolver os problemas identificados.

Como vimos, o RH, além de desempenhar atividades imprescindíveis para o bom funcionamento de uma empresa, como elaboração de folha de pagamento, por exemplo, também desempenha a importante missão de fomentar a cultura da inovação e desenvolver os colaboradores, fazendo-os se tornarem mais criativos.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha cumprido sua missão, no sentido de fazer com que implemente mudanças em seu RH, de maneira a torná-lo mais capaz de estimular a criatividade e inovação em seus colaboradores.

Conecte-se comigo no LinkedIn para ter acesso a mais conteúdos como este.

Um abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *