Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Planejamento de carreira: dicas para avaliar o seu desempenho em 2021 e traçar novas metas para este ano | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Planejamento de carreira: dicas para avaliar o seu desempenho em 2021 e traçar novas metas para este ano

Como especialista na área de carreira, eu posso dizer que fazer um balanço anual, tanto individualmente, quanto com a sua equipe é sempre o primeiro passo em direção a um ano próspero. O planejamento de carreira precisa ser pensado tanto em termos de expectativas pessoais quanto da perspectiva de crescimento da organização e das oportunidades que ela traz.

Por isso, sempre reforço a necessidade de alinhar metas, objetivos, e, principalmente, ambições e anseios de cada colaborador. O planejamento conjunto é o ponto chave para manter a sinergia da equipe.

Confira algumas dicas para fazer uma retrospectiva de maneira objetiva e avaliar o desempenho de 2021, tanto pessoalmente quanto em grupo. O ano foi recheado de desafios e demandou resiliência para manter o foco nas metas traçadas. No entanto, é hora de absorver os aprendizados, ajustar os pontos necessários e partir em busca de novos projetos. Vamos lá?

Pandemia: impactos, reflexões e desafios para o desenvolvimento profissional

O ano de 2021 pode ser considerado como o segundo ano da pandemia. Assim, apesar de estarmos razoavelmente adaptados em nossas rotinas, considerando protocolos de segurança e as rápidas mudanças às quais fomos expostos, 2021 foi um ano que exigiu resistência, física e emocional, para manter o foco em metas, tanto profissionais quanto acadêmicas, em face à incerteza e insegurança do cenário geral.

No campo profissional, as rotinas de trabalho deixaram em segundo plano diversas expectativas, pois o foco recaiu sobre demandas consideradas urgentes. Desta maneira, para o ano de 2022 é importante colocar as cartas nas mesas para avaliar o que você espera e o que será mais valorizado pelas empresas para o ano que se inicia.

A insatisfação e frustração, assim como a sensação de estar estagnado nos meses que se passaram, podem ter sido sentimentos frequentes durante o ano de 2021. Abrir espaço para uma análise sincera, portanto, é um passo necessário para fazer um planejamento de carreira coerente para o próximo ano.

Para isso, proponho algumas reflexões:

  1. Quais foram as suas principais frustrações durante o ano de 2021? Analise em termos de fatores internos e externos.
  2. Quais mudanças em sua carreira podem gerar mais satisfação pessoal e ampliar as possibilidades de crescimento profissional? As opções podem incluir uma transição de carreira, cursos de atualização, pleitear uma promoção e investir no desenvolvimento de novas habilidades.
  3. Como você avalia seu crescimento e desenvolvimento durante o ano que passou? Está satisfeito com o seu desempenho? Quais pontos considera bons e quais poderiam ser melhores?
  4. As reflexões podem ser feitas tanto individualmente, com cada profissional fazendo seu próprio balanço, quanto compartilhadas em equipe.

Construindo possibilidades e traçando metas para 2022

Feitos os questionamentos propostos, podemos pensar em possibilidades e metas mais realistas e que não apenas surjam como resposta às necessidades do mercado, mas que também estejam construídas no senso de valor e significado pessoal para cada profissional.

Para te ajudar e equilibrar as duas demandas, separei algumas dicas. Confira!

#1 Domínio de ferramentas digitais: Reveja seu nível de domínio nas ferramentas digitais e conhecimento das tecnologias emergentes.

A pandemia foi uma importante precursora para um rápido avanço tecnológico em pouco tempo. As habilidades e conhecimentos das ferramentas digitais serão cada vez mais cobradas. Por isso, se você ainda não tem pleno domínio delas ou passou bastante tempo com um nível de conhecimento apenas básico, este é o momento para investir no aprofundamento das hard skills – habilidades técnicas.

E quando menciono as ferramentas digitais, não se trata apenas das mais reconhecidas e usadas, como o pacote office, mas também da importância de estar atualizado sobre as principais tendências em tecnologias emergentes.

Ainda que tais tecnologias não pareçam estar relacionadas diretamente ao seu setor ou o escopo de trabalho, se preparar para o futuro é uma maneira de manter o seu currículo atrativo e antecipar demandas que começam a despontar no mercado de trabalho. Assim, como meta para o novo ano, inclua as ferramentas digitais e o conhecimento das tecnologias emergentes em seu planejamento de carreira.

#2 Calcule os riscos: Equilibre o desejo por novas conquistas com um planejamento de risco calculado

Apesar do cenário para o novo ano se mostrar otimista e até promissor, os efeitos da crise sanitária na economia e nas relações de trabalho tornam necessário uma abordagem ousada, porém, com riscos calculados.

Desta maneira, as novas metas devem considerar ainda um cenário econômico instável e os eventuais riscos que podem surgir no caminho, incluindo aspectos que podem pegar o profissional de surpresa e obrigá-lo a recalcular a sua rota e se adaptar rapidamente, como foi em 2020.

Se há um aprendizado principal que extraímos dos últimos dois anos é justamente o da imprevisibilidade e da importância de sermos capazes de oferecer respostas rápidas, nos adaptar e mostrar resiliência frente aos desafios pessoais e profissionais.

Por essa razão, ao escolher as suas metas para este ano, pense também nos riscos e nos recursos que você tem para manter o máximo de segurança e estabilidade.

#3 Movimentos laterais de carreira: o equilíbrio entre o desejo por mudança e a demanda por estabilidade.

Pensando em termos de riscos calculados e maneira de evitar que a sua carreira fique à deriva em tempos de incerteza, os movimentos laterais de carreira podem apresentar benefícios especialmente atrativos no ano de 2022.

Quando a estagnação profissional não é uma opção e, por outro lado, é necessário garantir alguma segurança, buscar oportunidades novas em seu nível hierárquico pode ser uma maneira de ampliar a sua visão de mundo, consolidar conhecimento e habilidade, aprofundar experiências e garantir novos aprendizados.

De modo que, os novos desafios não estão apenas em um nível hierárquico superior, mas também podem ser seus vizinhos e oferecem possibilidades para as quais o profissional não se atentou. Este tipo de movimentação também contribui para manter a empregabilidade do profissional, pois mostra o esforço para construir experiências relevantes e derrubar barreiras em sua própria área de atuação.

#4 Reconstrua sua rede de relacionamentos: Para fechar as dicas, gostaria de compartilhar uma última dica e, também, fazer um convite.

A reconstrução da rede profissional e do networking se faz necessária com o retorno gradual das atividades, por isso, recomendo que encontre novas maneiras de estabelecer contatos profissionais e compartilhar experiências relevantes, mesmo à distância.

Lembre-se que para ser lembrado, você precisa ser visto!

Também aproveito para deixar aqui um convite: conecte-se comigo no LinkedIn!

Vamos compartilhar ideias e refletir juntos sobre o planejamento de carreira para o ano de 2022. Aguardo o seu contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *