Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Mercado de RH 2019: Balanço Final do Último Trimestre | Eliott Scott BR

Mercado de RH em 2019: Balanço Final do Último Trimestre

mercado de rh

O mercado de RH em 2019 mostrou-se promissor para os profissionais da área, apesar dos altos e baixos ao longo do ano.

E, seguindo o mesmo panorama que foi observado durante o ano, segmentos de Serviços, Tecnologias e Bens de Consumo foram responsáveis por “puxar a fila” de postos de empregos vagos. Dados mostram que:

  • 30,15% tiveram posições abertas em Serviços;
  • 24,84% tiveram posições abertas em Tecnologia;
  • 11,04% tiveram posições abertas em Bens de Consumo

Ou seja, com base nesses números (principalmente de Serviços) é possível observar que há uma tendência dos investidores e do empresariado em confiar em uma retomada da economia para este ano de 2020.

Contudo, vale ressaltar que, segundo com algumas lideranças empresariais, o ano que será um divisor de águas é 2021, onde o país dará um salto, de fato, na economia.

De acordo com eles, essa melhora estará diretamente relacionada às políticas econômicas que foram iniciadas esse ano, como a reforma da previdência.

Mercado de RH 2019 – Impressões

Processos seletivos e planejamento estratégico

O meses de outubro, novembro e dezembro de 2019 foram férteis de processos seletivos para inúmeros níveis de liderança em Recursos Humanos. Porém, poucos processos tiveram o preenchimento da posição fechados ainda no ano.

Tal fato se deve a falta de definição de um planejamento estratégico por parte das organizações para 2020. 

Geralmente, até novembro este planejamento é concluído. Entretanto, diversas empresas estenderam esse período até a metade de dezembro, o que gerou uma diminuição na velocidade dos processos.

A partir do dia 13/01 o ritmo deve voltar a todo vapor.

People Analytics

Outra impressão que merece destaque é a respeito do people analytics, pois empresas começam a procurar por colaboradores de remuneração que possuem projetos consolidados com base na utilização deste conceito.

Isso porque as organizações buscam premissas que podem dar suporte a decisões estratégicas para o negócio.

A área de remuneração, por exemplo, é uma das áreas que pode realizar o cruzamento de inúmeras informações (análise de dados) e também desenvolver premissas a serem validadas. 

Exemplo recente

Uma grande empresa de tecnologia chegou a seguinte premissa, após vários cruzamentos de informações:

O melhor perfil de profissionais para atendimento ao cliente não está entre a faixa de 18 a 32 anos.

Isso porque, mesmo que os colaboradores dessa faixa etária tenham familiaridade e facilidade com tecnologia, por exemplo, falta-lhes visão processual, paciência ao atender e o turnover é grande.

Agora profissionais que têm mais de 35 anos já tiveram um desempenho superior e sustentável para a companhia.

Inclusão e diversidade 

Por fim, inclusão e diversidade continuam com destaque no setor de RH e cada vez mais as empresas estão investindo nesse tipo de abordagem para as suas culturas.

Sendo os desafios principais: encontrar colaboradores que se encaixem nessas políticas (além de terem competência para exercer as funções) e mudança da cultura interna.

Preocupação número 1

Aumentos anuais dos planos de saúde: essa é a preocupação número 1 dos líderes empresariais.

Principalmente porque este custo em diversas empresas está entre o segundo e terceiro lugar no ranking de maiores custos. E sem previsão de diminuição.

Inclusive especialistas nesse benefício para colaboradores avaliam que possa haver, nos próximos anos, uma crise que envolve empresa, plano de saúde, colaborador, justiça e sindicato.

O que esperar deste ano?

2020 será um ano um melhor para os profissionais de RH se comparado com 2019. E caso a PIB cresça (conforme prometido – entre 1,6% e 2,2%), poderá haver um bom aumento em posições para a área de Recursos Humanos, de 5% a 8%!

E se você quer ficar sempre informado sobre o mercado de recursos humanos, acesse nosso blog e não deixe de conferir nossos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *