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Líderes de RH Digitais: você sabe o que os seus times esperam de vocês? | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Líderes de RH Digitais: você sabe o que os seus times esperam de vocês?

Em tempos de isolamento social e pouco convívio presencial entre os times, como fazer a gestão das tarefas/tempo/metas dos talentos sem ter que fazer microgestão a todo o tempo (reuniões e mais reuniões por videoconferência, por exemplo)? O que os colaboradores esperam dos líderes de RH nesse novo cenário pós-Covid-19? Essas são, sem dúvida, algumas das inquietações que passam na mente de muitos gestores de recursos humanos.

Neste conteúdo, busco oferecer algumas reflexões que podem te ajudar a visualizar melhor o que os seus times esperam de você, um líder de RH digital. Veja!

Inteligência emocional

Além de gerir processos e tecnologias, o líder de RH digital precisa dominar a arte da inteligência emocional, considerando o fato de que seu papel mais importante é gerir pessoas, de maneira a fazer com que estas realizem suas tarefas não apenas com qualidade, eficiência e produtividade, mas com conforto ou bem-estar. E é isso que os seus times esperam de você, a capacidade de se conhecer e se liderar, controlando suas emoções, principalmente nos momentos mais desafiadores, como é o caso do contexto da pandemia da Covid-19, que tem afetado inúmeros profissionais e empresas.

O líder de RH digital precisa não apenas saber controlar suas emoções, mas também gerenciar as emoções de cada membro que faz parte do seu time.

Domínio tecnológico

Além de ser necessário que o líder de RH domine as técnicas da área, para que obtenha sucesso em suas atribuições, é essencial também que tenha amplo conhecimento tecnológico, ou, ao menos, que domine as tecnologias que utiliza para gerir seus times, como é o caso, por exemplo, do Google Meet, ferramenta que foi amplamente utilizada pelas empresas para gerir suas equipes de maneira remota.

Um líder de RH que não domina a tecnologia existente que tenha relação com sua área de atuação, certamente, pode ser visto pelos seus times como um profissional despreparado. Por isso, invista em conhecimento tecnológico (tanto teórico, como prático), pois é isso que os seus times esperam de você.

Boa comunicação interpessoal

A principal característica do RH digital é o uso das tecnologias existentes para remodelar seus processos e garantir que ocorram com a máxima eficiência possível. Isso inclui, por exemplo, gerir os recursos humanos de uma empresa de forma remota. E é nesse ponto que quero chamar sua atenção. Se estabelecer uma boa comunicação interpessoal já é difícil presencialmente, imagine de maneira remota?

Por isso, o líder de RH digital deve dispor de uma excelente comunicação interpessoal. Ele precisa saber lidar com diferentes perfis e falar de forma clara e objetiva, bem como saber interpretar as reações verbais e não verbais de seus times, para que assim saiba como proceder.

Seja no ambiente digital ou presencial, é fato que os seus times esperam que você tenha uma boa comunicação, de modo a saber mediar negociações e conflitos, introduzir palestras e realizar reuniões produtivas, entre outras atividades que exigem isso, como passar feedbacks.

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