Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Dia internacional da mulher: os superpoderes da liderança feminina | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Dia internacional da mulher: os superpoderes da liderança feminina

É fato que cada vez mais as mulheres fazem história no mundo empresarial e alcançam cargos de grande protagonismo e liderança ao redor do mundo. Deixando estereótipos, essas profissionais alinham muitas vezes maternidade e trabalho com uma impressionante força da natureza, sendo destaques e um modelo a ser seguido pelas próximas gerações.

Com um dia mundial reservado a elas, flores e bombons há muito já caíram em desuso, hoje em dia o que as mulheres buscam é o tão sonhado destaque profissional. Pensando nisso, nesse dia, eu resolvi abordar os melhores aspectos e os diferenciais de se investir em mais lideranças femininas. Confira!

O poder da liderança feminina

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Um estudo realizado pela Grant Thornton em 2018 , mostra que no Brasil apenas 29% das empresas têm mulheres em cargos de direção, provando ainda um domínio masculino nesse cenário. As causas para essa discrepância são muitas, mas podemos destacar que a predominância de um ambiente com vertentes machistas e conservadoras ainda atrai grande popularidade no país. Mas, afinal, o que perdem as empresas que não apostam em líderes mulheres?

A internet trouxe ao mundo a necessidade da transformação digital, com isso, ampliou e internacionalizou a visão de mundo de muitas empresas, exigindo uma maior colaboração e possibilidade de diálogos por parte de seus dirigentes, algo que é possível encontrar com grande precisão na liderança feminina.

A própria definição de liderança também combina com o arquétipo feminino, ela precisa contar com autenticidade, confiança, integridade, equilíbrio e intenção do seu líder. Outras habilidades estimuladas desde a infância fazem a mulher se diferenciar bastante do homem em características sociais que tem grande peso em um cargo de protagonismo.

Diferenças entre os aspectos da liderança feminina e masculina

Algumas diferenças no perfil profissional das mulheres provam que a liderança feminina pode ser algo muito benéfico para a empresa. Entre as principais, se destacam:

1. Maior colaboração

Criados desde pequenos a serem provedores, muitas vezes, os homens acabam não tendo um perfil colaborativo dentro das empresas quando assumem cargos de liderança, algo que os distanciam das mulheres que acabam tendo um tato maior em permitir que outros colaboradores participem com voz ativa durante o desenvolvimento de projetos.

2. Maior acessibilidade

Já muito defendido por especialistas em psicologia, as lideranças femininas tendem a ser mais acessíveis pelo seu desejo de estar provendo recursos e atenção aos demais, já que existe um grande instinto ancestral de proteção. Sendo assim, é comum que uma mulher esteja mais propensa a apoiar outros indivíduos do que os homens.

3. Mulheres motivam mais outras pessoas

Em um ambiente onde o trabalho em grupo faz toda a diferença durante o desenvolvimento de projetos da empresa, as mulheres conseguem ser mais líderes do que os homens. Talvez seja por suas vontades naturais de descobrir o que motiva outros colaboradores a estarem executando aquela tarefa, ou talvez também seja por terem mais facilidade de reconhecer méritos e/ou fazer críticas construtivas que podem aumentar a produtividade de toda uma equipe.

4. Maior crescimento pessoal

Por terem um perfil, muitas vezes, mais curioso do que os homens, as mulheres são capazes de manter um maior foco no crescimento pessoal impulsionadas pelo constante interesse em aprender. Isso as faz desenvolver uma inteligência emocional bastante forte e essencial para ser aplicada durante uma liderança.

Por esses e por tantos outros motivos é que reforço: apoiar lideranças femininas também é apoiar uma luta pela equidade de gêneros no mundo empresarial, garantindo um melhor desenvolvimento interno da empresa e contando com um diferencial competitivo pela abertura de novos paradigmas. Nesse Dia Internacional da Mulher, encoraje outras mulheres a chegarem ainda mais alto na carreira.

Marque nos comentários desse artigo uma mulher que precisa ler isso para se empoderar ainda mais em seu ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *