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Demissão virtual: como desligar um colaborador remotamente de forma humanizada | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Demissão virtual: como desligar um colaborador remotamente de forma humanizada

A demissão, por mais amigável que possa ser, nunca é um momento confortável. Não é para o gestor e tampouco para o colaborador demitido.

Por esse e outros motivos é importante ter cuidado ao realizar tal procedimento. Lembrando que os envolvidos no processo são pessoas e possuem desejos, frustrações e emoções.

Compreender isso é o primeiro passo para realizar um desligamento de forma humanizada.

O que é demissão humanizada?

O desligamento da empresa feito de modo humanizado é aquele realizado com respeito, transparência, dignidade e ética. O objetivo é tornar o momento menos desagradável a fim de que seja visto como parte do processo e uma oportunidade para seguir em frente.

Humanizar esse processo é trazer para o colaborador o quanto sua estada na empresa foi importante e citar em quais pontos foi positiva. Entretanto, é importante ser franco e direto, relatando o motivo do desligamento de forma ponderada.

Existem diversos benefícios ao se adotar um desligamento humanizado, além do colaborador desligado sentir-se mais confortável com a situação. E, aqueles que continuam na empresa sentirão maior segurança ao verificarem que existe um processo de desligamento claro e digno.

Na demissão humanizada a empresa poderá auxiliar o ex-funcionário em sua recolocação no mercado de trabalho, assim como poderá se comprometer com a possibilidade do funcionário permanecer com alguns benefícios como continuidade no plano de saúde, participação em clubes que a empresa tinha convênio, entre outros.

O que é demissão virtual? Ela é permitida?

A demissão virtual é aquela realizada através de meios eletrônicos dispensando a presença física das partes envolvidas. De acordo com a advogada Edmille Santos do Jusbrasil, a demissão virtual é permitida por lei, entretanto ela alerta para a forma como será realizada. Porque é possível comunicar por diversos meios como mensagem instantânea e e-mail, mas para efetuar um desligamento humanizado de forma remota, a videochamada é a alternativa mais indicada. Para Edmille essa forma é a mais segura e traz mais pessoalidade ao momento da conversa.

O que fazer antes da demissão virtual humanizada?

Antes de efetuar a demissão virtual é necessário organizar algumas informações sobre:

1. Currículo do colaborador

2. Trajetória do colaborador na empresa

3. Alguns dados da vida pessoal do colaborador

4. Informações burocráticas sobre o processo demissional

Com essas informações em mãos a entrevista de desligamento deve ser planejada, elaborada como um script.

Importante que a demissão seja mantida em sigilo para que o colaborador não receba a informação de terceiros, desacredite da seriedade da organização e julgue a situação como falta de respeito.

Lembre-se de iniciar a entrevista comunicando o motivo dela, a demissão do colaborador. Nesse momento é necessário ser objetivo para não gerar falsas expectativas.

O que esperar do momento da demissão virtual?

É preciso estar preparado para o momento da entrevista de demissão virtual. Ela deve ser marcada com antecedência. Outros compromissos que possam interferir no momento da demissão devem ser desmarcados. É importante dar atenção só a esse momento.

Também é necessário escolher o ambiente adequado, checar condições de conectividade e testar áudio ainda antes da entrevista.

Na hora da entrevista, acolher o colaborador é importante. Trate-o com respeito e da maneira como gostaria de ser tratado. Aproveite as informações que possui do colaborador para dar um feedback sobre sua trajetória na empresa e agradeça sua participação e desempenho, se for o caso.

Esteja preparado para todo tipo de reação como aceitação, apatia, tristeza, choro ou indignação… Mas, mantenha o controle, lembre-se de que se agir com respeito, ética e técnica tudo sairá bem. Além do mais, todo processo de desligamento humanizado tende a ser tranquilo devido a sua abordagem.

Melhores práticas para o desligamento virtual humanizado

1. Faça o desligamento por videochamada

Como visto anteriormente, a melhor forma de realizar um desligamento virtual humanizado é por videochamada. Essa é a forma de se encontrar frente a frente com o colaborador, garantir pessoalidade e observar suas atitudes e reações.

É importante escolher a melhor plataforma para realizar essa videochamada, evite aplicativos com salas coletivas onde qualquer um pode entrar. Evite distrações e peça anteriormente que o colaborador também as evite e esteja sozinho para poder dar total atenção ao momento.

2. Garanta a privacidade e a discrição do processo

A discrição e a privacidade serve para os dois lados, empresa e colaborador. Portanto, a escolha de um local reservado e silencioso é fundamental. A entrevista de desligamento não deverá ser assistida por outros, quanto menos pessoas envolvidas no processo, mais bem-sucedido ele será.

3. Dê um feedback sobre o tempo de empresa

É importante destacar os feitos do colaborador, se existirem. Esse é o momento de novamente reconhecê-lo pelos serviços prestados. Faça isso de modo objetivo para não correr o risco de perder o rumo da conversa.

4. Explique o motivo da demissão

Explique para o colaborador os reais motivos que levaram à sua demissão. Seja por redução de custos, erros constantes ou insatisfação pelos serviços prestados. Jamais tome um motivo pessoal para demitir um colaborador. É preciso ser coerente estar atento à legislação para não prejudicar a imagem da empresa com possíveis processos judiciais.

5. Ofereça boas referências

Muitas vezes o ex-colaborador precisará de uma carta de referência ou indicação. Nesse caso, não custa nada fornecer a ele esse documento junto aos documentos da rescisão de contrato de trabalho.

Faz parte do processo de demissão humanizada preocupar-se com o futuro do profissional. Algumas empresas oferecem até auxílio para atualizar o currículo do ex-colaborador.

6. Ofereça suporte para dúvidas

O ex-colaborador poderá ter dúvidas sobre os procedimentos após a rescisão. Nesse caso, é importante disponibilizar-se para solucionar dúvidas como pagamentos rescisórios, saque do FGTS, encaminhamento do seguro-desemprego, entre outros.

A demissão virtual humanizada é uma excelente alternativa em tempos de distanciamento social e trabalho home-office. Aperfeiçoar as práticas de demissão humanizada favorece positivamente a imagem da empresa perante seus colaboradores e sociedade. Além do mais, é sempre importante humanizar qualquer processo, tratando as pessoas como você gostaria de ser tratado com o respeito, a dignidade e a transparência necessária.

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