Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Conheça os 4 maiores prejuízos ao reter talentos através de contra propostas salariais | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Conheça os 4 maiores prejuízos ao reter talentos através de contra propostas salariais

Retenção de talentos

Manter a equipe alinhada, com o desejo de estar presente na empresa, atingindo as metas e pensando em permanecer na organização são questões que fazem parte do dia-a-dia do setor de recursos humanos, mas que nem sempre são realizadas com êxito. Por isso, conheça os 4 maiores prejuízos para a área de RH em virtude da crescente retenção de talentos por meio das contrapropostas salariais.

É fato que o bom profissional, na maioria dos casos, sempre vai ter espaço no mercado de trabalho. Seja pelo acúmulo de conhecimento ou até mesmo pela rede de contato, muitas empresas sofrem para não perder determinados colaboradores.

Porém, até que ponto essa pode ser uma situação benéfica? Qual deve ser o momento correto de parar de insistir? Para responder essas e outras dúvidas, criamos esse conteúdo para que você conheça os 4 maiores prejuízos para a área de RH devido a crescente retenção de talentos através das contrapropostas salariais. Está preparado? Então vamos lá!

A contraproposta salarial

Antes mesmo de continuar com o conteúdo, é fundamental que você compreenda o que é a contraproposta salarial. Vamos imaginar que determinado funcionário diz que vai sair da empresa porque o concorrente ofereceu uma proposta melhor.

Nesse caso, se o colaborador é uma peça importante e que pode impactar outras áreas, é feita uma proposta ainda maior para a permanência dela na empresa. Ou seja, a organização se dispõe a pagar um valor acima do concorrente para manter o trabalhador ali.

O que é a retenção de talentos?

Quando falamos em retenção de talentos, o objetivo principal é manter na organização aqueles colaboradores que têm habilidades visíveis. É fato que o RH consegue mapear quais são os funcionários de destaque, e em muitos casos pode custar caro para a empresa a perda de um deles.

Por isso, muitos atuam com a retenção desses talentos, sempre com o objetivo de manter as equipes em dia e evitar o retrabalho de buscar no mercado alguém com técnicas similares. O número de pessoas que saem da empresa também é um dado que pode comprometer o bom funcionamento da organização – seja no aspecto de clima ou até mesmo financeiro.

Conheça os 4 maiores prejuízos para a área de RH devido a crescente retenção de talentos através das contrapropostas salariais

Agora que você compreendeu um pouco mais do sistema de contraproposta, essa é a hora de saber quais são as desvantagens que essa prática pode trazer. Lembrando que cada caso é único e deve ser avaliado de acordo com as competências do colaborador e com os esforços que a empresa está disposta a fazer.

Porém, é preciso ter cuidado para não transformar essa negociação em algo desequilibrado, pensando apenas na permanência de alguém e esquecendo das contas da empresa no fim do mês, não é mesmo? Então, confira a lista que preparamos para você:

1. Disparidade salarial

Essa é, sem dúvidas, uma das principais desvantagens. Afinal, subir demais o salário de alguém pode ocasionar serias diferenças na empresa.

Pense como o colaborador que está em mais um dia de trabalho. Então, ele recebe a informação de que um profissional com o mesmo cargo e funções acaba de receber um aumento apenas para permanecer na empresa. Como você se sentiria?

Além de desunião entre a equipe, muitos profissionais acabam deixando a empresa por não se sentirem valorizados. Ou seja, você pode brigar tanto para não perder um funcionário e acabar perdendo vários com uma decisão errada.

2. Falta de compatibilidade

Ninguém pensa em sair de um emprego em que se sente bem e realizado, concorda? Na maioria dos casos, quando o funcionário revela que está deixando a empresa para assumir outro posto, o motivo para que existisse essa procura é a insatisfação.

É claro que esse sentimento começa a surgir aos poucos, motivado por diversos fatores – desde problemas com a gerência até a falta de organização. Sendo assim, ao optar por um contraproposta, a empresa pode estar mantendo na equipe alguém que não acredita mais na marca e nos valores da organização.

Até que ponto pode ser positivo manter alguém assim no trabalho? Será que as competências serão capazes de amenizar os problemas?

3. Inimizades na equipe

É fato: um aumento salarial sem justificativa pode ser o que faltava para gerar sérios problemas entre as equipes! Basta pensar que ninguém quer receber menos para fazer o mesmo trabalho, concorda?

Por isso, quando uma empresa decide atuar dessa maneira, muitos podem se revoltar e até mesmo pedir a conta! O ideal é que sempre exista um parâmetro para saber quando manter ou não determinado colaborador.

Além de causar brigas na equipe, pode ter certeza de que nenhum dos envolvidos se sentirá satisfeito. Aqueles que estão ganhando menos pensaram que isso é uma injustiça. O que está ganhando mais vai acreditar que esse aumento foi apenas porque ele é “puxa saco” ou algo do tipo.

O resultado? Sua empresa pode perder toda uma equipe, sendo o reflexo das escolhas erradas.

4. Queda no rendimento

Essa é outra desvantagem desse tipo de atitude: a queda no rendimento. Basta pensar que ninguém deseja estar inserido em uma empresa que transparece uma imagem equivocada, não é mesmo?

Quando os colaboradores descobrem que existe essa política, muitos podem acreditar que não há transparência. Sendo assim, ele começa a divulgar informações falsas e pode até ter um outro julgamento quanto às próximas decisões.

Com uma pessoa pensando assim, toda uma equipe pode ser contaminada com os pensamentos errados e essa conta pode ficar ainda mais cara, concorda? Além dos prejuízos com a produtividade, ainda é preciso pensar nas desistências e nas demissões, fatores que atrapalham e muito o cotidiano de qualquer equipe de RH.

E a sua empresa? Está passando por situações como essa? Precisa de ajuda? Então aproveite para entrar em contato comigo e saiba como podemos te ajudar!

Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *