Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Como aproveitar a experiência de profissionais idosos? | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Como aproveitar a experiência de profissionais idosos?

Estamos presenciando um aumento considerável da população idosa no Brasil. Hoje os idosos são 13% da população. Até 2050, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, este número deve triplicar. O brasileiro cada vez vive mais, devido aos avanços da medicina e dos recursos que promovem a qualidade de vida. Contudo, tem trabalhado mais, pois é um integrante economicamente ativo nos núcleos familiares. Mesmo se aposentando, o profissional idoso não deixa de trabalhar. Cada vez mais as empresas têm contratado ou mantido seus profissionais idosos, reconhecendo que este perfil tem muito a oferecer para o processo produtivo.

O profissional idoso economicamente ativo

Nota-se que as pessoas em geral ainda acreditam que o idoso se reflete em gastos públicos, o que não é verdade. Se ele recebe aposentadoria, é porque contribuiu durante a vida toda com seu trabalho. Se possui gastos quanto à sua saúde, é porque esta fase da sua vida tem suas próprias exigências. E no mais, grande parte dos idosos continuam economicamente ativos.

As empresas cada vez mais investem em manter aqueles que há tempos estão se dedicando a elas ou na contratação de novos funcionários com mais idade. Muitas funções requerem um colaborador mais experiente, e é preciso investir neste perfil.

Vantagens do profissional idoso

o que significa para as empresas contratar um profissional idoso? Quais as suas vantagens e desafios? Uma coisa é evidente: um profissional na terceira idade tem muito a oferecer. Em geral, se caracterizam por serem um tipo de mão de obra qualificada, com muita experiência e maturidade. Não possuem o imediatismo das gerações mais jovens e, em geral, possuem um senso de fidelidade e permanência para com a empresa que os contratam. O profissional idoso pode compreender melhor o todo, o processo integrado, e possui muitas vezes conhecimentos sobre outras funções importantes no processo.

O profissional idoso tem se mostrado mais gregário e responsável. Pode ter a capacidade de ensinar as gerações mais jovens, e por isso mesmo, pode se tornar um profissional estratégico. É um erro comum as empresas utilizarem o profissional idoso para tarefas simplistas, apenas como força de trabalho – pode-se aproveitar a sua experiência, expertise e o seu perfil diferenciado para impulsionar a produtividade e os resultados de formas mais pontuais.

O profissional idoso tem a tendência de ser mais colaborativo, pontual e compreende melhor os cenários. São mais tolerantes e lidam melhor com as diferenças – o fato de ter profissionais de diferentes gerações e priorizar a contratação de colaboradores com mais de 60 anos já é um investimento que a empresa pode fazer quanto à diversidade.

Como captar os profissionais idosos

Muitas vezes as empresas precisam ir ao mercado para buscar este tipo de profissional. Para isso, uma dica interessante é elaborar programas de inclusão social e boas práticas para estabelecer um processo mais enriquecedor em um ambiente com diferentes gerações.

Uma geração não é melhor que a outra, mas cabe à empresa, neste contraponto, descobrir quais peculiaridades devem ser exploradas em determinados contextos, entre os profissionais de faixas etárias diferentes. Desta forma, não basta apenas fazer a contratação de profissionais de diferentes gerações sem uma estratégia de como aproveitar o que cada perfil tem de melhor a oferecer.

Texto originalmente publicado aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *