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6 dicas para fazer uma descrição de cargo de sucesso (ou job description)

Checklist: Confira 6 Dicas Para Fazer Uma Descrição de Cargo de Sucesso (Como Fazer um Job Description)

Descrição de cargo

Surgiu uma vaga nova em sua empresa e você ficou responsável por divulgá-la, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, pois no post de hoje você irá conferir 6 dicas infalíveis para fazer uma descrição de cargo de sucesso! Acompanhe.

Job description

Um vaga de emprego bem descrita é fundamental para atrair profissionais ideais para a mesma, ou seja, pessoas que serão capazes de executar com perfeição as tarefas que são exigidas pela função.

Para isso, nada mais importante do que fazer uma descrição de cargo excelente, que, se bem feita, pode atrair os candidatos qualificados desde as primeiras fases da seleção.

Mas é claro que nem tudo são flores. Para cumprir o seu objetivo (que é atrair os profissionais corretos) a descrição da vaga precisa conter algumas informações relevantes e totalmente indispensáveis. São elas:

1- Título da vaga

O título é a primeira coisa que o profissional em busca de trabalho lê, sendo assim, ele precisa ser muito claro e objetivo. Além disso, o ideal é deixar descrito apenas a função ao invés das tarefas, por exemplo: se você busca por um Gerente de Remuneração e Benefícios para acompanhar os principais indicadores do mês, bem como avaliar a estruturação de cargos e salários não escreva “Gerente de Remuneração e benefícios para acompanhamento de indicadores de cargos e salários”, mas apenas “Gerente de Remuneração e Benefícios”.

É claro que existem empresas que gostam de usar e abusar da criatividade na hora de colocar um título, mas pode ser que alguma das palavras que você utilize acabe afetando o ranqueamento da sua publicação de forma negativa, diminuindo o número de pessoas que vão visualizar o seu anúncio.

2 – Descreva a oportunidade da maneira correta

Agora é o momento de falar sobre a vaga em si. Nessa fase todo cuidado é pouco, afinal, você deve escrever algo breve, mas que ao mesmo tempo desperte o interesse do profissional.

Não se esqueça de abordar as responsabilidades que a vaga acarreta e também quais são as expectativas que a empresa terá do profissional. Descreva as tarefas que serão executadas no dia a dia de forma sucinta e clara.

Lembrando que quanto mais claro e transparente, melhor. Evite o uso de termos internos que apenas quem já trabalha na empresa irá entender, seja simples. Se você busca um analista de vendas júnior, por exemplo, não vale a pena utilizar dialetos que irão atrair um analista de vendas senior.

Uma outra dica que podemos te dar é em relação ao idioma da vaga. Se a vaga requer inglês avançado/fluente e você deseja poupar o tempo de sua equipe ao receber currículos que não se enquadram na vaga, apresenta descrição da vaga já no idioma que você pede fluência, isso com certeza diminuirá o número de currículos de profissionais que não atendem a esse requisito.

3 – Local de trabalho

Muitas pessoas deixam a desejar na hora de fazer uma descrição de cargo quando não colocam o local de trabalho, o que é um erro muito grave, uma vez que muitos profissionais filtram as oportunidades de acordo com a localização delas.

Então, adicione sim um endereço físico na sua publicação, além de dar mais credibilidade, os candidatos que são mais inseguros poderão se certificar da existência da empresa.

4 – Salário

Não colocar a faixa salarial poderá deixar a sua vaga em segundo plano para os candidatos. Sendo assim, mencione-o sempre que possível e lembre-se de que é possível negociar os valores com mais calma durante o processo de seleção. Apenas seja verdadeiro e não coloque números falsos.

5 – Benefícios

Falar a respeito dos benefícios também é muito importante, uma vez que alguns candidatos podem até se interessar muito por uma vaga, mas a falta de benefícios acabam fazendo com que eles não se candidatem.

6 – Liste os requisitos

Para que você atraia os candidatos que realmente são ideais para a vaga, será preciso especificar muito bem todos os requisitos necessários para a contratação, desde as habilidades até as qualificações. Coloque tudo de forma organizada e em ordem de relevância.

Portanto, agora você sabe a melhor forma de atrair profissionais qualificados para o seu time. Mostre todo o potencial de sua empresa e faça uma descrição de cargo impossível de ser ignorada!

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