Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Cenário pós-COVID: o que mudou na forma de atrair e reter profissionais de RH | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Cenário pós-COVID: o que mudou na forma de atrair e reter profissionais de RH

A pandemia da Covid-19 alterou significativamente a forma de atrair e reter profissionais no âmbito de uma empresa, criando grandes desafios. Diante disso, conhecer quais foram essas mudanças é o primeiro passo para que se possa pensar em soluções que sejam capazes de garantir que a empresa não apenas atraia bons talentos, mas que possa mantê-los em seu quadro.

Neste conteúdo, apresento o que mudou na forma de atrair e reter profissionais no cenário pós-Covid. Veja!

Recrutamento 100% online

No cenário pós-Covid, uma das principais mudanças observadas na forma de recrutar talentos diz respeito ao modo como isso passou a ser feito, de maneira 100% online. Desde a seleção dos currículos, até a entrevista dos candidatos, todo esse processo passou a ser feito de forma online/remota.

Diante dessa realidade, o grande desafio que fica para muitos setores de RH é como medir ou identificar habilidades à distância. O que muitas empresas têm feito é aplicar testes objetivos e práticos que garantam medir as competências técnicas e comportamentais dos candidatos.

Onboarding 100% online

Além de ter ocorrido mudanças na forma de recrutar talentos, o cenário pós-Covid também impôs um grande desafio para os setores de RH das empresas: onboarding 100% online. Para quem tem dúvida, trata-se de um jargão criado em 1970, o qual se refere ao mecanismo pelo qual novos funcionários adquirem conhecimentos, habilidades e comportamentos capazes de torná-los membros eficazes da organização. É também conhecido como processo de socialização organizacional.

Com a pandemia da Covid-19, que impôs medidas restritivas, a exemplo do isolamento social, muitos setores de RH tiveram que inovar, aplicando a socialização organizacional de forma 100% online.

Home office

A pandemia da Covid-19 alterou não apenas a forma de recrutamento e socialização organizacional dos novos funcionários, mas também o seu regime ou formato de trabalho. Hoje, o home office é adotado pela maioria das empresas como uma maneira de se manterem funcionando.

Mas, como criar a sensação de pertencimento com esse formato de trabalho que ganhou maior força no cenário pós-Covid? Outro grande desafio que precisa ser pensado e resolvido pelos especialistas de RH.

Contar com a Employee Experience pode ser essencial no cenário pós-Covid

A Employee Experience se apresenta como uma excelente solução para a empresa ou para o RH que deseja lidar com os desafios criados pela pandemia da Covid-19. É uma estratégia que consiste, basicamente, em garantir o bem-estar das equipes de trabalho, e pode ser aplicado para recrutar e reter talentos de alta performance.

O seu conceito é semelhante à experiência do consumidor. Da mesma maneira que as empresas criam ações para garantir a satisfação do consumidor, elas devem fazer o mesmo com relação aos seus funcionários. É uma excelente ferramenta para o RH que busca promover o alinhamento entre novos funcionários e os objetivos da empresa, bem como sua cultura, filosofia, princípios etc.

Pensar fora da caixa é essencial para gerenciar de forma inovadora e criativa os desafios criados pela pandemia da Covid-19. Pense nisso e aposte na Employee Experience.

Vamos conversar sobre esse tema? Conecte-se comigo no LinkedIn 😉

Um abraço,

Eduardo Saigh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *