Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Business Partner: Saiba como contratar este profissional | Elliott Scott BR

Business Partner: Saiba Como Contratar Este Profissional

Business Partner

Business Partner é um termo em inglês que pode se traduzido como “parceiro de negócios”. A origem do termo surgiu do guru da área de gestão de pessoas e autor do livro Human Resource Champions, David Ulrich.

Tanto o termo quanto a função são relativamente novos (menos de 25 anos). Porém, o Business Partner é um importante profissional dentro de uma organização, sendo responsável por alinhar as necessidades da empresa e da gestão de pessoas da forma mais eficiente possível.

O BP exerce a função de aproximar as áreas de negócios e o setor de RH, tornando-o ainda mais estratégico para uma organização.

Portanto, este profissional é de grande valia para uma empresa, pois atua como uma conexão entre equipes de áreas distintas e gestores. E com isso, garante um clima harmonioso para executar a missão da organização e também para alcançar resultados desejados.

Inclusive, um levantamento feito pela CEB (consultoria global de benchmarking) mostra que empresas que possuem um Business Partner atuando têm até 10% de acréscimo na receita e em média, um aumento de 9% nos lucros.

Business Partner: Como contratar?

De início, é importante que o candidato a Business Partner seja graduado em RH, Psicologia, Administração ou áreas similares, além de desejável, pós-graduação.

Outros pontos importantes são: ter o idioma inglês no mínimo avançado, ser flexível e dinâmico, dominar as técnicas de treinamento e desenvolvimento, conhecer profundamente o funcionamento de RH e também seus subsistemas.

Assim, com base no que foi apresentado acima e para ajudar no recrutamento deste profissional, recomenda-se considerar também as características da empresa, desde o segmento, até o porte e os benefícios.

Pois quando você está procurando um novo BP ou parceiro de negócios, está procurando alguém que compartilhe sua visão para o negócio, mas que se destaque nas áreas em que você está aquém.

Identificar pessoas com abordagens complementares garante que todas as partes de sua empresa sejam apoiadas, algo imprescindível quando você planeja crescer. Por isso, vamos te dar algumas dicas fundamentais para encontrar o profissional certo para essa posição:

1. Conheça a si mesmo e a sua área primeiro

Seja honesto e trabalhe para identificar suas próprias forças e valores, para que você possa encontrar parceiros que equilibrem seus pontos fortes e promovam suas maiores prioridades, bem como as de seu time.

2. Entre na sua rede

Se houver pessoas cujo trabalho ou experiência você respeita e admira, entre em contato com elas. Aprofundar essas conexões pessoais logo no início pode compensar mais tarde se elas resultarem em novas parcerias e/ou indicações de bons profissionais nessa área.

3. Esteja aberto ao novo

Defina e/ou escolha parceiros que vêem coisas que podem não ser imediatamente óbvias para você. Ouça-os, mesmo que suas ideias pareçam estranhas no começo. Essas ideias podem acabar beneficiando seus negócios de uma maneira que você nunca imaginou ser possível. É muito importante estar aberto ao novo olhar trazido por esse profissional, aceite o desafio de sair de sua zona de conforto.

4. A comunicação é fundamental

As relações de trabalho não são diferentes das relações pessoais, elas exigem esforço e comunicação. No começo você pode se sentar por horas discutindo ideias, mas com o tempo esse tipo de comunicação requer mais trabalho; especialmente quando se trata de conversas difíceis. Mas essas conversas precisam acontecer, elas fomentarão a confiança necessária para promover o crescimento e o aprendizado contínuo entre todas as partes.

Principais responsabilidades deste profissional

  • Entender com profundidade o negócio da empresa;
  • Trabalhar como um consultor de alta gestão, abastecendo-a de informações para auxiliar na tomada de decisões;
  • Conseguir lidar com métricas e indicadores, de modo a transformá-los em informações pertinentes para a tomada de decisões;
  • Se relacionar adequadamente com diferentes públicos, como colaboradores, gestores e investidores;
  • Elaborar planos que auxiliem na integração do RH com as demais áreas de negócios da organização, gerando assim ganhos para todos;
  • Saber mapear situações que possam comprometer a estratégia da empresa;
  • Antecipar tendências e preparar o futuro.

Qual é o melhor cenário cultural para a contratação de um BP?

O melhor cenário para contratar um BP é quando uma empresa tem os processos internos bem definidos. Dessa forma o BP realmente é uma ponte entre as áreas de negócio (o core business da empresa) e as áreas técnicas de RH (folha de pagamento, administração de pessoal, remuneração e etc.).

E qual é o salário de um Business Partner?

Devido aos diferentes níveis de responsabilidade que cada empresa delega a este profissional, o salário de um Business Partner pode variar entre R$ 5.800,00 e R$ 13.600,00.

Quais são as principais dificuldades em contratar um BP?

O termo “Business Partner” é um termo que se degradou ao longo do tempo. No Brasil, perdeu-se o referencial do David Ulrich. E isso confunde os contratantes. Por exemplo, porque temos um range salarial tão grande para essa posição?

Simples. Quanto menos processos internos claros a empresa tiver, mais ela vai precisar de alguém operacional para fazer esses processos. E isso nada tem a ver com a cultura de Business Partner. Ou seja, temos um nome ‘novo’ para uma posição, mas com uma cultura antiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *