Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
A importância do fator humano para as empresas no cenário pós-pandemia | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

A importância do fator humano para as empresas no cenário pós-pandemia

importância do fator humano

A escolha do tema deste artigo vem de um interesse pessoal, cada vez maior, sobre as transformações que a tecnologia tem trazido para o nosso dia a dia, afinal, tivemos grandes evoluções nos processos de RH por conta dela. Porém, também destacarei por aqui minhas reflexões sobre a importância do fator humano para as empresas no cenário pós-pandemia.

Isso porque várias questões foram levantadas durante o acontecimento que impactou o mundo todo. Termos como o “novo normal” surgiram e agora fazem parte da nossa rotina, com mudanças que afetaram, inclusive, o ambiente de trabalho. E por mais que os processos tenham sido digitalizados, destacar a importância das pessoas nas empresas se mostra ainda mais relevante neste cenário pós-pandemia.

Na intenção de pensarmos mais sobre este assunto, trago algumas reflexões sobre este tema.

Continue a leitura e saiba mais!

O crescimento da busca por ambientes híbridos

A pandemia causou efeitos em toda a sociedade e, claro, que o ambiente de trabalho também sofreu bastante impacto. Fato é que muitas organizações passaram a adotar o trabalho remoto e/ou híbrido, mesmo após o cenário mais crítico de pandemia.

De modo que tem sido cada vez maior a busca oferta de vagas com essa configuração, ou seja, candidatos que buscam por ocupações com mais flexibilidade. O home office passa a ser algo de interesse de muitos profissionais, sendo, inclusive, apontado como um dos benefícios mais buscados nas novas ofertas de trabalho, uma vez que propicia um melhor equilíbrio entre rotinas profissionais e pessoais.

Isso implica em mais adaptações entre empresas e funcionários, tanto nas relações, quanto nos processos e, eu não poderia deixar de destacar a importância da tecnologia e da digitalização dessas interações, como meio propulsor dessa nova realidade para muitos profissionais.

Tecnologia agiliza processos seletivos, mas só seres humanos criam relações

Por isso, reforço que a tecnologia foi uma grande aliada nos novos contextos trazidos e/ou ampliados pela pandemia e continua sendo ao auxiliar as adaptações processuais entre empresas e seus colaboradores. Além disso, tem sido um importante recursos para agilizar um processo seletivo, a tecnologia definitivamente acelerou os processos de contração de profissionais.

Apesar de muitas ferramentas nos ajudarem com a triagem de candidatos, o que facilita, e muito, o trabalho do RH durante o recrutamento e seleção, não poderia deixar de destacar aqui a importância do olhar humano na escolha destes profissionais. O uso dessas ferramentas, sem estratégia e sem a relação humano para humano, por si só, na minha opinião de especialista não funcionam. 

Por mais que a tecnologia tenha contribuído com a quebra de barreiras físicas entre recrutadores, candidatos e empresas, não podemos deixar de lado a importância da avaliação humana em um processo seletivo, pois nenhuma delas ainda consegue triar de forma autônoma e humanizada, quais são as habilidades comportamentais de um indivíduo e o principal, analisar o potencial dos candidatos para ocupar a posição.

Além disso, é somente na manutenção de um bom diálogo e relação entre entrevistador e entrevistado, que podemos compreender, de fato, o que motiva cada profissional e quais são suas expectativas com aquela posição e empresa

Só seres humanos sentem e resolvem problemas

Outro ponto que quero destacar aqui é: Por mais que a sua empresa tenha os melhores softwares, nenhuma máquina é tão criativa quanto o cérebro humano. Além disso, já foi comprovado que fatores emocionais como empatia e habilidade de resolver conflitos são capacidades unicamente humanas.

Ainda que estejamos na era dos robôs e da automatização de tarefas, a ideia central das ferramentas não é eliminar o fator humano, pelo contrário, é fazê-las replicar tarefas rotineiras e previsíveis para que nós, humanos, tenhamos mais tempo para nos dedicar a ações estratégicas, que nos exijam, especialmente, inteligência emocional para lidar com pessoas, estruturas e processos.

Para mim, esse é o mundo ideal entre pessoas e máquinas: os sistemas serem projetados, de forma inteligente e eficiente, para funcionarem sem supervisão humana, enquanto reinvestimos esse ganho de tempo nas nossas relações com pessoas.

Busque resultados sem perder de vista as pessoas

No mundo corporativo é comum buscarmos sempre por muitos resultados, queremos crescer e alcançar metas crescentes. Isso é ótimo e a tecnologia ajuda nesse processo. Por outro lado, quero chamar a atenção neste conteúdo para a relevância de não perder de vista as motivações das pessoas nesse processo.

A sua empresa vai se beneficiar muito se adotar uma gestão mais humanizada, que aproveite sistemas e relatórios para aprimorar processos sem esquecer de observar o ambiente de trabalho. Aproveite o melhor que os robôs e sistemas podem oferecer, sem deixar de valorizar as pessoas.

Uma ideia inovadora pode trazer uma nova roupagem para um processo interno e isso pode vir de uma equipe durante uma reunião.

Apesar de muitos recursos, softwares e máquinas serem muito valiosos, são as pessoas que são o maior ativo de uma empresa, pois são elas que, independentemente de atuar de forma presencial ou remota, são os únicos recursos capazes de fazer interrelações entre áreas, solucionar problemas e promover inovações nos processos.

Mais do que se preocupar com processos, cuide das pessoas

Cada vez mais temas como saúde mental e bem-estar estarão em alta e demandarão atenção das empresas, essa é uma excelente oportunidade para área de benefícios das empresas se reinventar e se adaptar as necessidades desse “novo mundo”. Programas de acompanhamento físico e mental, como atividades físicas, terapias e uso de benefícios flexíveis que se adéquem as necessidades pessoais são apenas algumas tendências.

Espero que este artigo tenha ajudado você a ter um novo olhar sobre a importância de aliar o olhar humano com o uso de tecnologia, dentro do ambiente de trabalho.

Este artigo foi publicado com o apoio de nosso grande patrocinador: ice-casino.dk. Essa plataforma proporciona uma experiência emocionante, repleta de bônus e promoções diárias, oferecendo uma grande variedade de máquinas caça-níqueis e jogos de mesa. Durante a pandemia, os jogos on-line mostraram todo o seu potencial. Portanto, se você perdeu, é hora de começar uma jornada cheia de oportunidades divertidas e recompensadoras.

Um abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *