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Produtividade no Trabalho: Como Podemos Aumentá-la? | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Produtividade no Trabalho: Como Podemos Aumentá-la?

Produtividade no trabalho não significa necessariamente trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor – podemos entender como produzir melhor, como ter a capacidade de produzir algo em alta velocidade de maneira assertiva e com o menor custo possível.

E para ter mais produtividade no trabalho esta é a primeira lição a ser aprendida!

Muito se fala sobre produtividade atualmente, mas nem sempre a qualidade de vida é um elemento considerado nesta equação.

Veja este e outros fatores que contribuem para a produtividade e saiba como ser mais produtivo em seu dia a dia!

Produtividade no trabalho

Gestão do tempo

Esta é uma das principais competências idealizadas pelas empresas para os profissionais de todas as áreas. É preciso usar o tempo a seu favor.

Primeiramente, pare com a desculpa de que falta tempo para realizar as suas tarefas. O tempo é algo abstrato e é você quem dá valor a ele e decide como irá usá-lo.

Desta forma, reorganize os seus horários, elimine tarefas inúteis, delegue aquelas que não precisam ser centralizadas em você e defina prioridades.

Faça a manutenção diária de sua agenda e do seu tempo disponível. Além disso, seja realista com seus horários.

Tenha prioridades e metas

Saiba onde quer chegar com suas tarefas do dia, mas saiba ainda quais são as suas metas em médio e longo prazos. Entenda que o seu trabalho interfere e até mesmo determina o trabalho de terceiros.

Portanto, tenha visão do todo para poder determinar o que de fato é relevante para a produtividade (sua e da empresa) e indicar as suas prioridades.

Não procrastine

A procrastinação é um dos grandes inimigos da produtividade. Sendo assim, se você procrastina com frequência, verifique quais as reais causas deste comportamento – muitas vezes envolve crenças limitantes e até traumas.

O primeiro passo para eliminar a procrastinação da sua vida e ter mais produtividade no trabalho, ao saber o que leva à procrastinação, é criar novos hábitos, estes mais assertivos.

Elimine ruídos

Tudo o que interfere na sua produtividade deve ser eliminado – bagunça na sua mesa, problemas de comunicação com clientes, colegas e outros elementos da sua rotina, tarefas inúteis, etc.

O que não o leva a melhor produtividade, não fará falta à sua rotina.

Seja mais organizado

Comece o seu expediente organizando a sua estação de trabalho e suas gavetas. Tenha à mão apenas o que é preciso para exercer a sua função.

No fim do expediente, livre-se do lixo e devolva ao lugar certo os objetos que usou. Tenha estes hábitos também na sua vida pessoal.

Regra 80/20

Veja quais são os 20% de trabalho que renderão 80% de resultados e cumpra esta regra em tudo o que for desenvolver. Esta é uma equação importante para manter a produtividade no trabalho e na vida.

Tenha hábitos saudáveis

Não adianta falar em produtividade no trabalho se o seu bem-estar não está em primeiro plano.

Não é à toa que as empresas de todo mundo estão criando ambientes mais criativos, confortáveis e humanizados, além das boas práticas de saúde.

Gente feliz trabalha melhor! Portanto:

  • Alimente-se bem, de preferência a cada 3 horas de trabalho contínuo;
  • Faça horas extras apenas quando é realmente preciso – elas não podem ser um hábito;
  • Durma pelo menos 8 horas diariamente e beba no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Faça exercícios regulares;
  • Verifique se a sua estação de trabalho e seus equipamentos são adequados e ergométricos;
  • E encontre sempre um sentido em tudo o que desenvolver na sua vida profissional.

Use a tecnologia ao seu favor

Uma forma de ganhar tempo e ter mais produtividade no trabalho é usar aplicativos, softwares e outros recursos que tornem a rotina mais prática.

Verifique quais ferramentas podem ser úteis no seu dia a dia e introduza-as na sua rotina.

Sinta-se confortável

Vista-se de modo confortável e adequado à sua rotina. Não há nada pior para a produtividade do que se irritar com algo tão básico quanto à sua roupa que está vestindo.

Por isso, para uma rotina de 8 horas, por exemplo, escolha peças mais amplas e macias, que contribuam para o seu movimento.

Um abraço,

Eduardo Saigh

Managing Director | Elliott Scott

Conecte-se comigo no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eduardosaigh/

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