Warning: Undefined array key "action" in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/functions.php on line 2

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/elliottscott/public_html/blog/wp-content/themes/revenue/admin/extensions/fonts.php on line 72
Empregabilidade Depois Dos 55 anos: Antes, é Preciso Chegar lá | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Empregabilidade Depois Dos 55 anos: Antes, é Preciso Chegar lá

empregabilidade

A empregabilidade depois dos 55 anos é um verdadeiro desafio para a maioria dos profissionais brasileiros.

Afinal, não é novidade para ninguém que o nível de empregabilidade em nosso país cai inversamente proporcional conforme a idade chega.

Porém, apesar dos desafios e até mesmo preconceitos, existem soluções e alternativas para estes profissionais que estão nessa fase da vida. 

Empregabilidade após os 55 anos: antes de tudo é preciso chegar lá

Ou seja, além de pensar nas oportunidades, nos próximos passos e nas opções para esse momento da vida, é preciso chegar lá – de preferência, com a saúde mental e física em dia.

De acordo com George Vaillant, psiquiatra americano e professor da Harvard Medical School, sempre é tempo para começar a ter hábitos que colaboram para uma vida melhor e mais saudável.

Vaillant inclusive é responsável por um grande estudo denominado “Harvard Grant Study”, que teve como objetivo medir a saúde física e mental de homens ao longo dos anos.

O estudo de Harvard

O estudo foi publicado em 2012 em forma de livro e contou com a participação de 268 homens, que eram alunos de Harvard entre os anos de 1939 e 1944. Ou seja, foram 73 anos de estudo para chegar aos resultados.

No livro, é apresentado com fatos, que a felicidade, a plenitude e a realização são completamente atingíveis em qualquer momento da vida.

E não é papo de autoajuda, é ciência, e comprovada por nada menos que o estudo comportamental de mais longa duração já feito até o momento.

Então, como chegar lá da melhor maneira?

Alimente a esperança alheia com as suas histórias

Quando compartilhamos histórias, os bons (e também maus momentos), oferecemos as outras pessoas as ferramentas que muitas vezes elas precisam para construir, evoluir e perseverar nas suas vidas. 

Afinal, as nossas histórias podem alimentar a esperança, ou seja, a essência do otimismo. É por meio dela que é possível enxergar um futuro melhor, mais positivo, quando a realidade diz o contrário.

Nesse contexto, há uma questão interessante: só tem histórias para contar quem viveu boas histórias. Portanto, arrisque-se de vez em quando.

Tenha gratidão

Tudo começa com agradecer as coisas boas que você tem na vida. Se você não é grato pelo que tem, nunca ficará satisfeito com nada e a sua vida. 

Por isso, faça uma lista de tudo o que é bom ao seu redor, sem se importar com o tamanho. Veja quão boa é a sua vida.

Além disso, você também precisa agradecer as dificuldades e os momentos difíceis. Sabe por que? Sem os momentos de medo e dor, sem as crises, não se cresce, não se conquista mais sabedoria e crescimento. Esses momentos nos ensinam a perseverar e a ter resiliência, assim como nos dão força.

Dessa forma, ser grato por cada fase da vida faz as dificuldades parecem degraus para um futuro melhor – essa é a base do otimismo, empolgação pelos bons e maus momentos, sabendo que eles apontam sempre para algo melhor e positivo.

Sorria mais

Quando nós sorrimos, criamos um ambiente feliz, além disso, estimulamos os outros ao nosso redor, assim como boas energias. Cruzando os braços e franzindo a testa, você acha que terá o mesmo efeito? 

A felicidade, mesmo que em pequenas doses, libera serotonina (o hormônio do prazer), fazendo com os dias mais difíceis se tornem superáveis.

Portanto, sorria, aproveite a vida e divirta-se.

Perdoe

Perdoar pode parecer mais fácil de se dizer do que fazer, não é mesmo? Porém, é necessário perdoar aqueles que afetaram a sua vida negativamente.

E como fazer isso? O jeito mais fácil de perdoar alguém que lhe fez algum mal é seguindo em frente, deixando o passado no lugar dele, ou seja, lá atrás.

Faça as pazes com o seu passado para que ele não estrague o seu presente e o impeça de alcançar os seus objetivos e suas metas futuras.

Exercícios, dieta equilibrada e sol

Este pode ser um conselho comum, mas todos nós precisamos de algum tipo de exercício e de sol todos os dias. 

Diversas pesquisas mostram que precisamos de somente 15 minutos diários de sol. O que não é muito, não é verdade? Agora se mesmo assim você não consegue, veja com seu médico se é preciso tomar vitamina D.

Além disso, se você costuma ter um dia corrida, com a agenda lotada e que te impeça de fazer exercícios regularmente, busque alternativas. Por exemplo, use as escadas ao invés do elevador sempre que for possível.

Faça o que for preciso, mas mantenha-se em movimento o máximo que você puder. 

E mais, aliado a uma rotina mínima de exercícios, faça o controle da sua dieta. Ou seja, tenha uma dieta equilibrada, com frutas, verduras e legumes, e se você não for alérgico, inclua amêndoas e nozes.

Tudo isso porque a energia que nós recebemos dos exercícios, uma dieta saudável e a exposição à luz do sol, nos dá uma energia naturalmente positiva.

Pare de culpar os outros

É fácil culpar os outros pela vida que temos. As pessoas culpam os chefes, a economia e todo o tipo de terceirização dos seus problemas. 

O otimismo e o sucesso vem naturalmente, quando se percebe, e se aceita isso, quem controla a sua vida e os resultados dela é você.

Transforme o ciúme e a inveja em energia positiva

Invejar os outros é prejudicar a si mesmo. O universo não lhe deve nada, pois alguém está em melhor situação do que você. Por isso, canalize essa energia para construir algo de positivo para você. 

Considere o sucesso das pessoas que você inveja como um catalisador para ajudá-lo a alcançar as coisas que você deseja.

Seu passado não diz nada sobre o seu futuro

Não é porque a sua vida foi difícil, que ela será assim para sempre. 

Não faça as experiências ruins do passado se tornarem uma profecia autorrealizável do que está por vir. 

O que interessa é o você aprendeu com esses momentos.

Vários estudiosos afirmam que o único jeito real e sustentável de superar algo do passado, é analisar conscientemente o que se aprendeu com tal situação ou evento, não importa o nível de medo ou dor que tenha causado,

Parece autoajuda, mas não é. É ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *