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Saiba como atrair o público LGBTQIA+ para a sua empresa | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Saiba como atrair o público LGBTQIA+ para a sua empresa

Diversidade na esfera corporativa é uma temática ampla e que ganha cada vez mais importância e visibilidade nos dias de hoje. A razão é compreensível: a comunidade LGBTQIA possui demandas que vão além do consumo por si só, mas almeja fazê-lo em espaços que respeitam seu local de fala, seus direitos e, principalmente, que promovam sua aceitação para além do tradicional.

É um público que coloca suas pautas como prioridade e fator determinante se irá ou não fazer negócio com aquela marca. E com razão.

Mas e quando falamos sobre a presença dessa comunidade no interior da sua empresa , isso mesmo, como funcionários da mesma. Ela está acontecendo?

Representatividade é uma das maiores demandas deste público, motivo pelo qual sua empresa deve se preparar, o quanto antes, para essa revolução.

Além do mais, um estudo conduzido pela Transcendemos, startup especializada em inclusão e diversidade, aponta que a empregabilidade é uma das questões mais desafiadoras para os grupos considerados minorias, uma vez que há, recorrentemente, casos de discriminação.

Pensando nisso, eu escrevi neste artigo um compilado de informações e dados relevantes para que a sua empresa possa atrair o público LGBTQIA de maneira responsável, sustentável e honesta.

Vamos juntos (as)?

Como abordar a questão da diversidade sexual em processos seletivos?

Definitivamente o primeiro passo para abordar diversidade sexual em processos seletivos consiste na compreensão das barreiras que a empresa apresenta sobre a temática. É importante avaliar:

  • Como a empresa é vista pelo público LGBTQIA ? Eles querem trabalhar na sua empresa?
  • Como é o posicionamento da marca em relação à comunidade?
  • Há representatividade?
  • A comunidade LGBTQIA é expressiva demograficamente falando na região de operação da sua empresa?

Com essas questões iniciais a empresa já consegue estruturar uma base sobre as atitudes que deverão ser tomadas para trazer a diversidade como temática central.

Antes de começar processos seletivos para o público LGBTQIA , lembre-se também de envolver-se com este público, para de fato, entendê-lo. Para isso você pode:

  • Efetuar pesquisas;
  • Buscar relatórios;
  • Acompanhar as principais notícias;
  • Se aprofundar na realidade da comunidade.

Neste ponto vale destacarmos que se a ideia é criar um processo seletivo específico para a comunidade LGBTQIA , atente-se às legislações vigentes em seu estado ou cidade de origem com antecedência.

Manifesto de marca alinhado com propósitos de inclusão e diversidade

Sua marca/empresa deve criar um manifesto ou cultura que realmente faça sentido com as novas demandas, com as ideias que têm transmitido e atitudes que vêm sendo tomadas.

Voltamos mais uma vez para a questão da representatividade: de nada adianta praticar ações para a comunidade LGBTQIA se você, de fato, não as aplica.

Sendo assim, é fundamental criar uma cultura ou manifesto de marca que realmente vise, na teoria e na prática, a inclusão, diversidade e, principalmente, o posicionamento. E que dê base para estruturação de um plano estratégico com ações no curto, médio e longo prazo.

Mas lembre-se: as demandas do público LGBTQIA vão para além dos discursos. Posicione-se favoravelmente à diversidade e tenha atitudes que, de fato, simbolizem apoio às suas causas. Posicionamentos inconscientes, de fachada, tendem a cair rapidamente e são cobrados, mais cedo ou mais tarde.

Como abordar os novos termos e definições em crachás e demais materiais?

Não basta atrair o público LGBTQIA para processos seletivos e vagas em sua empresa – é necessário se preparar para tratá-los da forma como eles esperam ser tratados.

Um levantamento conduzido pela Rock Content, especialista em marketing, aponta que a comunidade LGBTQIA espera, sobretudo, das marcas:

  • Naturalização da presença dessas pessoas como integrantes da sociedade;
  • Maior visibilidade e para as demandas sociais exigidas;
  • Auxílio participativo no combate à discriminação;
  • Atuação ativa na conscientização das pessoas como um todo sobre as pautas do grupo;
  • Estímulo a discursos e práticas que promovam oportunidades de inclusão social de igual acesso.

Neste sentido, um dos primeiros passos mais importantes diz respeito ao aprofundamento em expressões e termos corretos para a comunidade LGBTQIA .

Antes de tudo é necessário se conscientizar e se livrar de expressões consideradas preconceituosas ou incorretas, para na sequência, se aprofundar em termos e expressões que sejam próprios da comunidade. O empregador, já durante o processo seletivo, deve saber quais questões são ofensivas, a diferença entre identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual; palavras ou termos que podem ser mal interpretados e assim por diante.

Vale aqui reforçarmos que a jornada do candidato deve começar já durante o processo seletivo. Em uma ficha de cadastro, por exemplo, é fundamental perguntar o pronome pelo qual a pessoa se identifica, seu nome social, assim como outras questões que são completamente básicas,mas fundamentais para promoção de uma cultura verdadeiramente inclusiva e de respeito.

Em seguida, esses novos termos e definições devem ser acompanhados também em crachás, formulários e demais materiais da empresa.

Preparando a equipe para compreensão e acolhimento dos novos profissionais e suas nomenclaturas

Agêneros, pansexuais, queers, intersexuais, indivíduos não binários…

Entendemos que as nomenclaturas hoje em dia são diversas e realmente pode ser fácil confundi-las em um primeiro momento, quando ainda estamos nos inteirando sobre a temática.

Quer um bom conselho de amigo?

Quando falamos no meio corporativo, esses são erros que podem parecer pequenos… mas definitivamente não podem acontecer . Eles são ofensivos e podem trazer a sensação de que a empresa não está assim tão interessada na pauta, mas apenas sendo oportunista.

Sendo assim, é fundamental que a empresa atue de modo a trazer e estimular boas práticas para compreensão e inserção das novas nomenclaturas.

São alguns métodos que a empresa pode inserir em seu planejamento:

  • Realização de palestras com profissionais da comunidade LGBTQIA ;
  • Promoção de debates e discussões saudáveis sobre a temática;
  • Produção e envio de cartilhas, flyers e demais materiais que possam estimular essa compreensão acerca de todos.

O acolhimento dos profissionais e/ou clientes LGBTQIA é de extrema importância para o sucesso da sua estratégia de atrai-los e mantê-los próximos e confortáveis. Sendo assim, seja muito cauteloso (a) nas práticas e prefira sempre os métodos leves, dinâmicos e eficazes para realmente criar um ambiente participativo e positivo entre pessoas do grupo LGBTQIA ou não.

E por fim, um bônus: promova a escuta

Gostaria de implementar alguma ação mas sente medo da reação do público? Não tem certeza sobre alguma nomenclatura? Não encontrou na internet informações suficientes sobre alguma pauta específica?

Promova a escuta do bem! Não sabe, questione!

Chame os profissionais da comunidade LGBTQIA para conversar e esteja aberto ao diálogo. Com certeza não haverá nada para se comparar com a expertise de quem experimenta, na prática, como essas ações podem ser interpretadas pelo mundo externo.

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