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Inteligência emocional no ambiente de trabalho: como o RH pode ajudar nesta tarefa | Tudo Sobre Recursos Humanos | Elliott Scott BR

Inteligência emocional no ambiente de trabalho: como o RH pode ajudar nesta tarefa

O conceito de inteligência emocional tem pesado consideravelmente no momento da contratação. As empresas são ambientes multiculturais que lidam diariamente com uma série de contextos emocionais diferentes e necessitam de pessoas que saibam lidar com situações adversas.

Pense no seu trabalho como uma grande máquina e os colaboradores como peças perfeitas que, juntas, criam o produto do qual todos dependem para continuar funcionando. Agora imagine uma dessas peças entrando em pane. O resultado será uma reação em cadeia que colocará todo o produto em risco.

A importância da Inteligência Emocional

A inteligência emocional das pessoas no trabalho é fundamental para manter o pleno funcionamento da empresa e a saúde mental dos funcionários, além de estar diretamente ligada à sua produtividade. Sabendo disso, cada vez mais os setores de Recursos Humanos têm trabalhado para auxiliar neste grande desafio.

Saber lidar com os sentimentos (nossos e dos outros) é um grande dilema e a falta de capacidade emocional para lidar com a pressão, as críticas e os conflitos interpessoais pode ser catastrófico no ambiente de trabalho. Nem sempre é possível separar o pessoal do profissional, e desenvolver essa competência vai lhe ajudar nos dois campos e ajudar a lidar com os impulsos.

As relações humanas no ambiente profissional demandam harmonia e jogo de cintura, e quando os colaboradores apresentam essa capacidade bem desenvolvida ela influencia diretamente em diversos aspectos:

  • Equipe unida e bem-estar dos colaboradores
  • Ambiente de trabalho saudável e agradável
  • Redução do estresse
  • Melhora na produtividade e qualidade do serviço
  • Autocontrole e automotivação
  • Formação de líderes

Apesar de parecer simples, é uma qualidade fundamental.

O papel do RH no desenvolvimento da Inteligência Emocional

O RH tem um papel fundamental no planejamento estratégico, desenvolvimento humano e equilíbrio organizacional das empresas. O desenvolvimento da inteligência emocional pode ser trabalhado em qualquer pessoa e depende, exclusivamente, da sua própria força de vontade, mas o RH costuma adotar estratégias que facilitam o seu desenvolvimento. Como:

  • Treinamento comportamental
  • Testes de autoavaliação de desempenho
  • Contratação de coaches
  • Promoção de dinâmicas, discussões e palestras internas
  • Preparar os funcionários para que saibam dar e receber feedbacks
  • Compartilhar conteúdos sobre estresse, ansiedade e comunicação violenta
  • Conscientizar os colaboradores sobre a importância dessa mudança para a vida
  • Conscientizar a equipe sobre a importância de buscar ajuda sempre que necessário

O importante é planejar essas estratégias com métodos que engajem o colaborador a participar e almejar essa mudança. É necessário haver um equilíbrio entre os processos burocráticos da empresa e a atenção, treinamento e desenvolvimento humano.

O impacto da Inteligência Emocional no ambiente de trabalho

Autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia e habilidades sociais são os cinco princípios da inteligência emocional, e desenvolver essas habilidades auxiliarão o colaborador a lidar melhor com imprevistos e manter a calma com as mudanças no dia a dia.

O autoconhecimento é o primeiro passo em direção ao controle sobre seu comportamento. O processo de desenvolvimento da inteligência emocional leva em consideração também as características e onde elas podem ser aproveitadas. Uma pessoa enérgica não precisa mudar completamente, ela pode ser útil em determinado setor que exige essa aptidão.

Investir no coeficiente emocional dos seus funcionários é investir no sucesso da sua empresa!

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